GESTÃO NOS SISTEMAS EDUCACIONAIS DA BAIXADA FLUMINENSE: modelos de organização educacional e práticas exercidas<em>EDUCATIONAL MANAGEMENT SYSTEMS BAIXADA FLUMINENSE: models of organization and educational practice activities</em>

Autores

  • Dinair Leal da Hora UERJ/FIOCRUZ

Resumo

Trabalho de investigação financiado pela FAPERJ, cuja intenção é a análise dos diferentes modelos de gestão assumidos nos municípios da Baixada Fluminense, à luz de referências como: gestão técnico-científica, concepção autogestionária, gestão interpretativa, gestão multidimensional, gestão da qualidade total e gestão democrática, adotando para tal a abordagem do ciclo de políticas. Os resultados apontam para a predominância de modelos de gestão mais centralizadores, apesar do discurso dos gestores indicar a assunção da gestão da qualidade total. A realização deste estudo traz para os educadores responsáveis pela concretização das políticas públicas de educação, uma compreensão melhor a respeito da finalidade da gestão educacional e oferece a eles a possibilidade de assumir um modelo de gestão educacional mais coletiva tornando a escola verdadeiramente pública e de qualidade, recuperando a sua função social e política, capacitando os alunos para a participação plena na vida social, política, cultural e profissional na sociedade.
Palavras-chave: Modelos de gestão. Sistemas educacionais.

Abstract
The present research, financed by FAPERJ, aims at analyzing, using the policy cycle approach, different models of management of the administrative districts of Baixada Fluminense, in the State of Rio de Janeiro, under the light of references such as: technical-scientific management, automanagement conception, interpretative, multidimensional, total quality and democratic management. The results point out to a predominance of more centralizing management models, although the managers’ discourse indicates the installation of the total quality management. The accomplishment of this study brings the educators involved with the concretization of the public policies a better understanding regarding the purpose of the educational management, and offers them the possibility of assuming a model of a more collective educational management, turning the school into  a truly public and quality environment, recovering its social and political function, and qualifying the pupils to fully participate in social, political, cultural and professional life in society.
Keywords: Management models. Educational systems.

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Biografia do Autor

Dinair Leal da Hora, UERJ/FIOCRUZ

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBF/UERJ Analista em C&T do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas – IPEC/FIOCRUZ Doutora em Educação pela UNICAMP, com Pós-doutorado em Educação pela USP e-mail: tucupi@uol.com.br/ dinair.hora@ipec.fiocruz.br Pesquisa financiada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ

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Publicado

2010-06-29

Como Citar

HORA, Dinair Leal da. GESTÃO NOS SISTEMAS EDUCACIONAIS DA BAIXADA FLUMINENSE: modelos de organização educacional e práticas exercidas<em>EDUCATIONAL MANAGEMENT SYSTEMS BAIXADA FLUMINENSE: models of organization and educational practice activities</em>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 11, n. 01, p. 124–142, 2010. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1427. Acesso em: 2 nov. 2024.