INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO: espaços de participação democrática?<em>INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO: a space of democratic participation?</em>
Resumo
Com esta pesquisa, procuramos compreender e discutir os espaços de participação democrática no período de 1985 a 1995 numa comunidade escolar – o Instituto Estadual de Educação - instituição peculiar com mais de 100 anos de história em Florianópolis. Investigamos questões referentes a atividades e processos de constituição democrática que se deram dentro da instituição a partir da participação direta da comunidade escolar nas decisões, identificando os obstáculos (limites) e os elementos facilitadores (possibilidades) dessa participação. Procuramos estabelecer uma mediação entre o momento singular do cotidiano escolar do IEE (movimentos internos) e as lutas sociais que aconteciam no País nas décadas de 1980 e 1990, discutindo momentos específicos de participação, como os processos de eleição para o cargo de diretor (1985 e 1990) e as greves do corpo docente (1987 e 1995). Neste sentido, para melhor compreender os referidos processos, foram discutidos conceitos como participação, capital social e capital simbólico. Como fontes de pesquisa foram consultados documentos do arquivo da instituição, documentos pessoais, revisão bibliográfica, fontes orais e jornais locais da época.
Palavras-chave: Participação. Espaço social. Democracia. Eleição. Capital social e simbólico.
Abstract
In this research we try to understand and discuss the space for democratic participation, in the period between 1985 and 1995, of the school community of Instituto Estadual de Educação, a singular institution which has more than 100 years of history in Florianópolis. We investigate questions toward activies and processes of this democratic constitution within the school environment based on a real participation of the school community in the main decisions, identifying the impairments and the facilitators of such involvement. Our attempt was to establish a mediation between the singular moment of the school day (inner movements) and the ongoing social fights in Brazil in the 1980s and 1990s, discussing specific moments of participation, as the election process to choose the school principal (1985 and 1990) and the teachers’ strikes (1987 and 1995). In this way, to understand better those processes, concepts as participation, social capital and symbolic capital were discussed. For the present research documents from the institution files, personal documents, bibliographic revision, newspapers and oral reports from the local people were analysed.
Keywords: Participation. Social space. Democracy. Election. Social capital and simbolic capital.
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