<p>O Texto e a Interação Verbal<br>Text and Verbal Interaction 

Autores

  • Luciene Fontão UFSC

Resumo

O artigo aborda idéias de Bakhtin sobre a concepção de língua (gem) como ato dialógico, discutindo aspectos relativos à metodologia em processo de prática de texto e em estudos a cerca da reflexão sobre a língua e sobre gramática na escola. Objetiva esclarecer a importância de se estabelecer um ato dialógico e interacional desde o início do processo de ensino-aprendizagem, transformando a sala de aula em um espaço de interação comunicativa na formação de um sujeito sócio-histórico e ideológico.

Palavras-Chave: Texto. Língua(gem). Interação.

Abstract: The text approaches Bakhtin’s ideas about the concept of langue (language) as dialoging act, discussing about aspects related to methodology of processes and studies about reflections about langue and grammar in the school. The text objective is to clarify the significance of establishing a dialogic and interactive action since the beginning of the teaching / learning process, turning the classroom in a place for communicative interaction on the establishment of a social-historical and ideologic subject.

Keywords: Text. Langue. Language. Interaction.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Fontão, UFSC

Professora de Língua Portuguesa e Metodologia de Linguagem. Mestre em Lingüística Aplicada ao Texto e Ensino. Doutoranda em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2008-12-17

Como Citar

FONTÃO, Luciene. <p>O Texto e a Interação Verbal<br>Text and Verbal Interaction . Revista Linhas, Florianópolis, v. 9, n. 1, 2008. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1396. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo