<p align="justify">Da Classe à Pedagogia Hospitalar: a educação para além da escolarização<br>From Class to Pedagogy in Hospital: the education beyond the school<br>De la Clase a la Pedagogía Hospitalar: una educación para más allá de la escolarización

Autores

  • Rejane de Souza Fontes UERJ

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a função de professores em espaços diferenciados de atuação pedagógica, como vem acontecendo em hospitais. Esta tem sido uma questão polêmica na recente discussão acerca da ampliação dos espaços de atuação do professor na contemporaneidade. Tentar definir Pedagogia Hospitalar poderá trazer alguns esclarecimentos quanto à função e possíveis contribuições do professor no hospital. Poderá também auxiliar na análise de sua formação e preparação para atuar com crianças nesse ambiente visivelmente diferente da sala de aula. Dessa forma, objetiva-se, com este artigo, compreender a Pedagogia Hospitalar como uma proposta diferenciada da Pedagogia Tradicional, uma vez que se dá em âmbito hospitalar e que busca construir conhecimentos sobre esse novo contexto de aprendizagem que possam contribuir para o bem estar da criança enferma.

Palavras-Chave: Educação. Saúde. Prática Pedagógica. Conhecimento.

Abstract: This paper intends to ponder the role of teachers in different places of pedagogy practice such as hospitals. That has been a controversial issue in recent discussions about the increase of places where teachers practice nowadays. Trying to define pedagogical work in hospital can bring us some understanding about the role and possible contribution of teachers in hospitals. It may also help us to analyze teachers training and preparation to practice with children in an environment which is different from classroom. Thus, with this paper, we aim to understand the pedagogical work in hospital as a differentiated proposal to traditional pedagogy, since it happens in a hospital and it seeks to build knowledge about this new context of learning that may contribute to the wellbeing of sick children.

Keywords: Education. Health. Pedagogic Practice. Knowledge.

Resumen: Reflexionar sobre la actuación de maestros en sitios diferentes, como son los hospitales, ha sido una cuestión muy delicada en la reciente, pero ya polémica discusión sobre la práctica de pedagogía en enfermerías pediátricas. Intentar explicar Pedagogía Hospitalaria podrá traernos algunas aclaraciones en cuanto a la función y probables contribuciones de maestros en hospitales. La reflexión también podrá ayudarnos a analizar su formación y su preparación para actuar junto a niños y niñas en este ambiente distinto del aula. Así, este artículo tiene como objetivo principal comprender la Pedagogía Hospitalar como una propuesta diferente de la Pedagogía Tradicional, ya que esta ocurre en el ámbito hospitalario y busca construir conocimientos acerca de ese nuevo contexto de aprendizaje con el fin de que permitan contribuir para el bienestar del niño enfermo internado en instituciones hospitalarias.

Palabras-Clave: Educación. Salud. Actuación Pedagógica. Conocimiento.

Biografia do Autor

Rejane de Souza Fontes, UERJ

Doutora em Educação, Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora Supervisora Educacional no Município de São Gonçalo / RJ.

Downloads

Publicado

2008-12-17

Como Citar

DE SOUZA FONTES, R. <p align="justify">Da Classe à Pedagogia Hospitalar: a educação para além da escolarização<br>From Class to Pedagogy in Hospital: the education beyond the school<br>De la Clase a la Pedagogía Hospitalar: una educación para más allá de la escolarización. Revista Linhas, Florianópolis, v. 9, n. 1, 2008. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1395. Acesso em: 29 jul. 2021.

Edição

Seção

Artigo