Sobre o Projeto de Formação Humana em Rousseau: alguns comentários <br> Some Comments on Rousseau’s Project on Human Education
Resumo
O artigo tem como fonte básica o livro Emílio ou da educação, de autoria do filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau. Apoiado também nos demais escritos, compilados na obra Oeuvres complètes, o texto procura resgatar a importância dessa temática para a educação da atualidade, bem como a importância do pensamento de Rousseau para a discussão em torno dos objetivos da formação do homem moderno e dos princípios que permeiam os processos formacionais. Realça que o projeto de humanização presente na obra de Rousseau é de caráter político e, portanto, contribui para que o processo educacional e os modos de inserção e participação do homem no meio social sejam repensados em nossos dias. No entanto, a ação política, bem como a pedagógica, devem ser empreendidas no sentido de se redimensionar as potencialidades naturais do homem de maneira que a natureza humana não seja degenerada, ignorada ou até mesmo coisificada. Construir sentidos para a existência humana e pensar a melhor maneira de participação no meio social devem, nesse sentido, ser a principal preocupação de todo e qualquer projeto político-educacional.
Palavras-chave: Rousseau. Emílio. Formação do homem. Educação moderna.
Abstract: The book Emile, which was written by the philosopher Jean-Jacques Rousseau, is the main source for this article. It is also supported by Rousseau’s complete writings (Oeuvres complètes). The text seeks to recover the importance of this issue to present education, as well as, the importance of Rousseau’s thoughts to the discussion about the objectives of preparing the modern man and the principles which permeate educational processes. The paper enhances that the humanization project present at Rousseau’s work is of political essence and therefore, contributes to the educational process and the means for insertion and participation of man on social scene be rethought nowadays. However, political action, as well as pedagogy must be implemented toward directing men’s natural potential in a way that human nature don’t be degenerated or ignored. To make sense for human existence and to think of a better way to participate in the social scene must in this way be the main concern of every and any political-educational project.
Keywords: Rousseau. Emile. Human education. Modern education.
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