O Ensino de Língua e o Uso do Texto: uma travessia dialógica para múltiplos dizeres <br> The Teaching of Language and the Usage of Text: a dialogic passage to multiple speeches

Autores

  • Ingo Voese UNISUL

Resumo

Neste artigo relato uma experiência de operacionalização do conceito de dialogia como cotejo de enunciados. O trabalho foi realizado com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental e possibilitou uma avaliação positiva dos resultados como compreensão do texto em termos como propõe Bakhtin (1992). Além disso, a experiência – que se valeu de histórias infantis – mostrou que o cotejo, pelo debate que possibilita, acaba com a preocupação de oferecer aos alunos apenas textos com valores considerados positivos, exatamente porque o que é negativo, uma vez revelado na atividade, pode ser responsivamente condenado.

Palavras-chave: Discurso. Dialogia. Ensino.


Abstract: This article reports an experience of putting in practice the dialogic concept as enunciation collate. The study was conducted with students at the initial grades of elementary school and it allowed a positive assessment of such results as text comprehension as proposed by Bakhtin (1992). Besides, the experience - from children’s stories – showed that collate for discussion, that it makes possible, eliminates the worries of offering students only texts with values considered positive, just because what is negative, once revealed in activity, might in response be considered guilty.

Keywords: Speech. Dialogic. Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingo Voese, UNISUL

Professor do Mestrado em Ciências da Linguagem da UNISUL.

Downloads

Publicado

2008-11-19

Como Citar

VOESE, Ingo. O Ensino de Língua e o Uso do Texto: uma travessia dialógica para múltiplos dizeres <br> The Teaching of Language and the Usage of Text: a dialogic passage to multiple speeches. Revista Linhas, Florianópolis, v. 8, n. 2, 2008. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1363. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo