O Emprego da Abordagem DSC (Discurso do Sujeito Coletivo) na Pesquisa em Educação <br> The Useage of DSC (Collective Subject Speech) in Education Research

Autores

  • Fernanda de Sales UDESC
  • Francisco das Chagas de Souza UFSC
  • Valquiria Michela Jobin UNIVALI

Resumo

Discorre sobre as características da abordagem de análise denominada Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e sua articulação conceitual com a Teoria das Representações Coletivas (TRC) formulada por Emile Durkheim e com a Teoria das Representações Sociais (TRS), formulada por Serge Moscovici. Explicita as condições de seu emprego em estudos de Ciências Humanas em ambientes nos quais se desenvolve a comunicação humana. Por fim, apresenta os procedimentos empregados em dois estudos desenvolvidos sobre as representações de leitura e formação de leitores.

Palavras-chave: Representações sociais. Representações coletivas. Discurso do Sujeito Coletivo. Representação de leitura. Atuação do bibliotecário escolar.


Abstract: It talks about the characteristics of analysis approach called Collective Subject Speech and its conceptual relation to the Collective Representations Theory constructed by Emile Durkheim and to the Social Representations Theory constructed by Serge Moscovici. It explains the conditions of its usage in studies of Human Science in environment in which human communication is developed. Finally, it shows the procedures used in two studies developed on the representations of reading and readers education.

Keywords: Social representation. Collective representation. Collective Subject Speech. Reading Representation. School librarian action.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Sales, UDESC

Mestre em Educação pela UFSC. Professora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação da UDESC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade (UFSC/CNPq).

Francisco das Chagas de Souza, UFSC

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ciência da Informação da UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade (UFSC/CNPq).

Valquiria Michela Jobin, UNIVALI

Mestre em Educação pela UFSC. Professora no Centro de Ciências Humanas e da Comunicação da UNIVALI. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade (UFSC/CNPq) e do Grupo Monitor de Mídia (Univali/CNPq).

Downloads

Publicado

2008-09-26

Como Citar

SALES, Fernanda de; DAS CHAGAS DE SOUZA, Francisco; MICHELA JOBIN, Valquiria. O Emprego da Abordagem DSC (Discurso do Sujeito Coletivo) na Pesquisa em Educação <br> The Useage of DSC (Collective Subject Speech) in Education Research. Revista Linhas, Florianópolis, v. 8, n. 1, 2008. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1361. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo