Avaliação do Rendimento Escolar ou Punição?

Autores

  • Maria Aparecida Lemos Silva UDESC

Resumo

Este artigo ressalta a preocupação que, como educadora, cultivo com relação à avaliação escolar das crianças e jovens que freqüentam o ensino fundamental. Com base nos resultados de minha dissertação de mestrado e tese de doutorado concluí que enquanto os educadores não se assumirem como pessoas que vivem em sociedade na qual e pela qual, dialógica e dialeticamente, enfrentam desafios e dilemas pessoais, profissionais, sociais, enquanto não acreditarem nas possibilidades de crescimento, de mudança, a sua prática avaliativa não passará de uma farsa: uma forma dissimulada de avaliar, melhor pensando de rotular pessoas pela vida afora.

Abstract: This article emphasizes a concern I have as an educator with the children and teenager’s school assessment in secondary school. Based on my master’s dissertation and my doctoral thesis I can conclude that educators must take responsibilities as people who face challenges, personal professional and social dilemmas. Thus, educators must believe in their possibilities of growth and change. Otherwise, their assessment practice will be reduced to a farce. That is, a dissimulating way of assessing and labeling people throughout their lives.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Lemos Silva, UDESC

Bacharel em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1971). Graduada em Administração Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1973 ). E também graduada em Supervisão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1975). Especialista em Pesquisa Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - 1976. Especialista em Planejamento Educacional pela UDESC - 1979. Mestrado em Estudos Pós Graduados em Supervisão e Currículos, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Linha de Pesquisa: Ensino e Educação de Professores - (1997). Pesquisadora Educacional e Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Vasta experiência na área de Educação (com ênfase no ensino universitário). Na Escola Básica: (ensino fundamental e médio), atuação como docente e como orientadora pedagógica. Integrou a Equipe de Administração Escolar da 01 Unidade de Coordenação Regional de Educação 1976 - 1985. E, como pesquisadora educacional, desenvolve pesquisas na área da educação de modo geral. Pesquisadora na área da educação matemática. Docente, orientadora de dissertações de mestrado e TCC de Cursos de Especialização. Componente de muitas Bancas Examinadoras de Mestrado e Doutorado, na UDESC e nas universidades (UFSC, PUC/RS...)

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Publicado

2007-03-02

Como Citar

LEMOS SILVA, Maria Aparecida. Avaliação do Rendimento Escolar ou Punição?. Revista Linhas, Florianópolis, v. 1, n. 1, 2007. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1308. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo