Avaliação do Rendimento Escolar ou Punição?
Resumo
Este artigo ressalta a preocupação que, como educadora, cultivo com relação à avaliação escolar das crianças e jovens que freqüentam o ensino fundamental. Com base nos resultados de minha dissertação de mestrado e tese de doutorado concluí que enquanto os educadores não se assumirem como pessoas que vivem em sociedade na qual e pela qual, dialógica e dialeticamente, enfrentam desafios e dilemas pessoais, profissionais, sociais, enquanto não acreditarem nas possibilidades de crescimento, de mudança, a sua prática avaliativa não passará de uma farsa: uma forma dissimulada de avaliar, melhor pensando de rotular pessoas pela vida afora.
Abstract: This article emphasizes a concern I have as an educator with the children and teenager’s school assessment in secondary school. Based on my master’s dissertation and my doctoral thesis I can conclude that educators must take responsibilities as people who face challenges, personal professional and social dilemmas. Thus, educators must believe in their possibilities of growth and change. Otherwise, their assessment practice will be reduced to a farce. That is, a dissimulating way of assessing and labeling people throughout their lives.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.