Alfabetização: a influência da família e do contexto social <br>Alfabetization: the influence of the family and of the social context

Autores

  • Joyce Cardoso Figueira

Resumo

Este artigo tem como objetivo, inicialmente, contextualizar a questão da alfabetização no mundo e no Brasil. Discute-se em seguida, as noções de alfabetização e letramento que são consideradas pertinentes á concepção aqui proposta e á hipótese da autora, a respeito dos valores e expectativas familiares como fontes de motivação ao processo de alfabetização. Simultaneamente, correlaciona-se conceitos retirados da estrutura teórica das Terapias Familiares eleitos, pela autora, como recursos proveitosos para compreensão de tão complexo problema.

Palavras-chave: Alfabetização, família, letramento, alfabetização intercultural, valores, aprendizagem.

Abstract:This article has as objective, at first, contextualize the question ofthe alfabetization iii the world and in Brazil. After that, it is discussed the notions ofalfabetization and literacy that are considered pertinentto the conception proposed here, and to the hipotesis of th author, in respect to values and farnily’s expectations as fonts ofmotivation to the alfabetization process. Simultaneously, it ¡s correlated the concepts taken from the theoric structures of Familiar Therapies, elected as useful resources to the comprehension of a so complex problem.

Key-Words: Alfabetization, family, literacy, intercultural alfabetization, values, learning.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-03-02

Como Citar

CARDOSO FIGUEIRA, Joyce. Alfabetização: a influência da família e do contexto social <br>Alfabetization: the influence of the family and of the social context. Revista Linhas, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2007. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1300. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo