A Influência da Linguagem Viso-Espacial no Desenvolvimento Cognitivo da Criança Surda

Autores

  • Paulo César Machado

Resumo

O contexto sociocultural assume um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo da criança. Esse desenvolvimento é entendido como dependente e direcionado pela cultura à qual a criança está exposta, pelas relações interpessoais por ela vividas, concretizadas sobretudo através da linguagem. Nesse artigo, buscamos discutir a influência da linguagem viso-espacial no desenvolvimento cognitivo da criança surda, fundamentando-nos na perspectiva sociointeracionista de Vygotsky e no trabalho de alguns autores contemporâneos. Procuramos, ainda, refletir sobre as inadequações lingüísticas da comunidade ouvinte no que diz respeito ao desenvolvimento da criança surda.

Palavras-chave: Linguagem viso-espacial. Língua de sinais. Criança surda. Desenvolvimento cognitivo. Contexto sociocultural.

The social and cultural context has an important role concerning the cognitive development of the child. This development depends on the cultural characteristics of the place where the child lives and the relationships experienced through the language. In this paper, we attempt to discuss the influence of the space-visual language on the deaf child cognitive development, based on Vygotsky’s and some other contemporary authors’ perspective. We discuss, also, the linguistic inadequacies of the community for the development of the deaf child.

Key words: Space-visual language. Signs of language. Deaf child. Cognitive development. Social and cultural context.

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Publicado

2007-01-11

Como Citar

CÉSAR MACHADO, Paulo. A Influência da Linguagem Viso-Espacial no Desenvolvimento Cognitivo da Criança Surda. Revista Linhas, Florianópolis, v. 2, n. 2, 2007. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1286. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo