Imaginário Social e a Formação do Sujeito Alfabetizador <br>The Social Imaginary and the Development of the Person who teachers to read and to write
Resumo
Este texto traz uma abordagem que envolve as representações simbólicas construídas coletivamente e que constituem aspectos do imaginário social. O texto apresenta algumas considerações sobre a trajetória e conceito do termo imaginário. Além disso, procura sinalizar como o imaginário social influencia os modos de ação e concepções dos sujeitos, em especial, dos alfabetizadores.
Palavras-chave: Imaginário social. Professor alfabetizador. Representações simbólicas.
The following text involves a simbolycal representation, collectively built, which in as aspect of folk imaginary. It presents some considerations about content and meaning of the term imaginary, there used. Besides that, focuses the way folk imaginary influences action and concept methods adopted by the teacher, particulary sayng, the primary school teacher.
Key words: Folk imaginary. Primary school. Symbolical representations.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.