Inteligência espiritual ampliada e prática docente bem sucedida: uma tessitura que revela outros rumos para a Educação<br>Expanded spiritual intelligence and successful teaching practice: a composition that reveals other paths for education
Resumo
Essa pesquisa objetiva relacionar Prática docente bem sucedida com inteligência espiritual ampliada, instigada por estudos recentes, que revelam preocupação com a essência do ser humano e sua trajetória neste planeta: não como temática mística ou religiosa, dicotomizada do cotidiano, mas como retorno ao essencial, à origem, uma volta ao equilíbrio. Acredita-se na força de transcendência que confere liberdade criativa, objetivando emergência de um mundo no qual se possa conviver com diferenças, buscando construir/desconstruir realidades, reconstruindo-as no confronto com outra teoria/vivência, descobrindo, nesse exercício, nossa essência fundamental. Para tanto, têm-se como objetivo compreender a representação de espiritualidade e prática docente de dez professores de uma escola estadual de Porto Alegre/RS, apontados pelos alunos, por desempenho docente bem sucedido, procurando analisar a possível relação existente entre elas. Considerando ser a Educação, viés por onde essa discussão pode ser ampliada e a escola como “ser vivo” em que essas questões devem ser debatidas, pretende-se oferecer pontos referenciais que contribuam para ampliação da inteligência espiritual como alternativa propulsora de prática docente bem sucedida. Delineou-se numa abordagem metodológica qualitativa/dialógica, com análise contextual qualitativa dos dados.
PALAVRAS-CHAVE: Inteligência espiritual. Bem sucedida. Prática docente. Educação.
This study seeks to relate Successful Teaching Practice with Broad Spiritual Intelligence and is instigated by recent studies that reveal a concern for the essence of human beings and their trajectory on the planet. This is not as a mystical or religious theme, separate from daily life, but a return to the essential, the origins, to equilibrium. It is based on a belief in the force of transcendence to confer creative liberty, seeking the emergence of a world in which people can live with differences. It is an attempt to build or deconstruct realities, reconstructing them through a confrontation with other theories and experiences, and in the process discover our fundamental essence. To do so, the objective is to analyze the representation of spirituality and the teaching practices of 10 teachers from a state school in Porto Alegre, RS, who were recognized by students for their successful teaching performances. The purpose is to analyze a possible relationship between teaching practices and a representation of spirituality. Considering education to be a means through which this discussion can be broadened, and considering the school as a “living being” in which these issues should be discussed, the paper intends to offer references that contribute to the broadening of spiritual intelligence as an alternative that can stimulate successful teaching practice. The study was undertaken with a qualitative/dialogical methodological approach, with a qualitative contextual analysis of the data.
KEY WORDS: Spiritual Intelligence. Successful Teaching practice.Education.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.