A pesquisa em sala de aula: uma viagem sem mapa<br>Research in the classroom: a trip with no maps
Resumo
Nesse trabalho procura-se narrar as vivências e reflexões de uma aluna sobre sua participação em uma experiência em sala de aula ao longo de dois semestres letivos, a qual consistiu em envolver uma turma de alunos de graduação em um grupo de pesquisa, composto além de professores, de mestrandos e doutorandos. Ainda que a experiência tenha sido concreta, a aluna é criação estratégica do autor. Por meio deste exercício narrativo-reflexivo, pretende-se explorar os limites e as possibilidades de uma forma de superação da aula tradicional copiada, substituindo-a pela educação através da pesquisa. O texto pretende explorar, também, as possibilidades de pesquisas qualitativas orientadas por abordagens narrativas.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Ensino. Currículo. Educação em Ciências. Educar pela pesquisa.
This paper seeks to discuss the experiences and reflections of a student about her two semesters of participation in a group research project that involved undergraduate students as well as masters and doctoral students and professors. Although the experience really took place, the student presented here is a strategic creation of the author. This narrative-reflexive exercise is used to explore the limits and possibilities of a form of overcoming traditional lecture classes, substituting them with education through research. The text also seeks to explore possibilities for qualitative studies guided by narrative approaches.
KEY WORDS: Education, teaching, curriculum; Science Education; Education through research.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.