Estratégias de aprendizagem e o sucesso educativo em ciências naturais<br>Learning strategies and academic success in the natural sciences

Autores

  • Clara Maria da Silva de Vasconcelos
  • João José Félix Marnoto Praia

Resumo

Após a clarificação dos conceitos de estratégia de aprendizagem e de método de estudo, o artigo discute inventários de avaliação e alguns programas de intervenção desenvolvidos com o intuito de ensinar aos alunos estratégias de aprendizagem. Os autores referem, ainda, os passos necessários no processo de construção e validação das escalas de diagnóstico e nos programas de formação complementares, salientando o caso específico na construção de uma escala de diagnóstico de estratégias de aprendizagem em Ciências Naturais.

Palavras chave: Estratégias de aprendizagem. Métodos de estudo. Sucesso escolar.

 

Having reviewed the concepts of learning strategy and study method, the authors discuss evaluation lists and intervention programs that were developed to teach students learning strategies. The authors also refer to the necessary steps involved in the processes of constructing and validating diagnostic scales and complementary educational programs, focusing on a particular case of constructing a diagnostic scale for learning strategies in the Natural Sciences.

Key words: Learning strategies. Study methods.Academic success.

 

Downloads

Publicado

2007-01-10

Como Citar

DA SILVA DE VASCONCELOS, C. M.; FÉLIX MARNOTO PRAIA, J. J. Estratégias de aprendizagem e o sucesso educativo em ciências naturais<br>Learning strategies and academic success in the natural sciences. Revista Linhas, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2007. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1245. Acesso em: 29 jul. 2021.

Edição

Seção

Artigo