A escola vai agradar Nhanderu? Reflexões sobre as estratégias étnicas dos Guarani Mbya e as políticas educacionais indígenas<br>Will school please Nhanderù? reflections upon ethnical strategies among mbya Guarani and educational policies impact
Resumo
O presente artigo trata das políticas públicas com os indígenas, dos subsídios legais, e formação de um espaço intercultural através da escola indígena. Frente a esses dados o texto reflete sobre as estratégias e etnicidade dos índios Guarani Mbya em relação as suas tradições e radicalismo cultural, etnicidade.
PALAVRAS-CHAVE: Educação indígena, interculturalidade, Guarani Mbya, resistência cultural.
The present article examines the public policies towards Brazilian Indians, the legal subsidies and the developing intercultural arrangements in Brazilian Indian Schools. Based on these notions, this text is a reflection upon Mbya Guarani Indians strategies and ethnicity related to their traditions and cultural resistance.
KEYWORDS: Indian education, interculturalism. Mbya Guarani, cultural resistance, ethnicity.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.