Imprensa pedagógica como dispositivo de subjetivação da professora moderna: estudo de caso a partir da Revista do Ensino no Brasil / 1950-1970<br>The pedagogical press as a subjectivation device of the modern teacher: a case study on brazil´s magazine Revista do Ensino / 1950-1970
Resumo
O presente trabalho analisa a Revista do Ensino, editada no Rio Grande do Sul, mas que passa a ser reconhecida nacionalmente e inclusive em outros países. Iniciando em 1951, com 5.000 exemplares e chegando a 50.000 na década seguinte, este periódico se constitui um artefato indispensável a pesquisadores interessados em estudar a circulação de saberes e modelos pedagógicos daquele período, com repercussões ainda nos dias de hoje. Esta pesquisa, envolvendo aproximadamente dez mil páginas analisadas, aponta modalidades discursivas que contribuíram na edificação de um modelo moderno da mulher professora. Nessas variadas edições, a revista propõe que suas assinantes tomem consciência de seus atos, na busca de sua própria emancipação. Valendo-se do conceito de dispositivo, a pesquisa permite verificar com que naturalidade operamos a partir de arquivos dentro dos quais nos encontramos inseridos, assumindo a autoria de determinados discursos como se fossem nossos.
PALAVRAS-CHAVE: Docência. Imprensa pedagógica. Relações de poder. Estratégias discursivas. Subjetivação.
This paper analyzes the magazine called “Revista do Ensino”, published in the state of Rio Grande do Sul, but soon acknowledged in the rest of the country and even in others. “Revista do Ensino” started in 1951, with 5,000 copies and reached 50,000 in the following decade and today it is considered an important reference for the researchers interested in studying the circulation of knowledges and pedagogical models of that period, which still contains repercussions nowadays. This research, involvingapproximately ten thousand analyzed pages, points discursive modalities that had contributed in the construction of a modern model of the woman teacher. This several issues, the magazine suggests that the subscribers should feel self conscious about their acts, in order to gain their own emancipation. Using the concept of device, the research allows one to verify with what naturalness we operate from archives that we see ourselves into, assuming the authorship of specific speeches like they were our own.
KEYWORDS: Teaching. Pedagogical press. Power relations. Discursive strategies. Subjectivation.
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