Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros links<br>Fictional narrative, imaginary and languages: other links
Resumo
A presente comunicação visa partilhar os resultados de investigação em curso, relativamente aos interesses das crianças pelas narrativas ficcionais contadas em diferentes linguagens e suportes, procurando encontrar pontos de ligação – links - entre as linguagens que são preferidas, os referentes imaginários (personagens, tipos de narrativa...) e a afirmação de identidade da criança, através do significado que estas têm na sua própria vida como narrativa. A informação base recolhida no âmbito deste estudo foi conseguida através do Portal EDUCARE, antigo Click in (actual Sítio dos Miúdos), segundo um Questionário expressamente elaborado para o efeito, onde se procurou mostrar as potencialidades da net não apenas na difusão, mas, sobretudo, na construção de narrativas. Assim, a interpretação dos resultados desta pesquisa pretende articular os conceitos de co-autoria e de rede de sentido e suas implicações no imaginário infantil.
PALAVRAS-CHAVE: Narrativa ficcional. Imaginário. Linguagens. Identidade narrativa. Co-autoria.Rede de sentido. Educação
This paper presents the research results of a study being conducted about children’s interest in narrative fiction told in different languages and media. We try to find links between the languages preferred, the imaginary references (characters, types of narrative) and the affirmation of identity by the child, through the significance that it has in the child’s life as narrative. The information base for this study was found at the EDUCARE website (formerly Click in and now Sítio dos Miúdos). A specially prepared questionnaire was used to determine the potential of the Internet not only for the promotion of narrative, but above all for the construction of narratives. The interpretation of the research results show the possible connections between the concepts of co-authorship and network of meaning and their implications for childhood imaginary.
KEY-WORDS: Fictional stories. Imaginary. Languages. Identity affirmation. Co-author. Network-of meaning. Education
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.