Pedagogia da cooperação: a cartilha Toyotista na educação<br>Pedagogy of cooperation: the Toyotist primer in education
Resumo
O presente artigo tem como objetivos apresentar questionamentos sobre os fundamentos da Pedagogia da Cooperação e seus desdobramentos para propostas pedagógicas. O ideário neoliberal das políticas educacionais pouco a pouco tem ocupado o cotidiano das salas de aula e os cursos para formação de professores que, com uma avalanche de conceitos re-significados e transformados, agem no plano ideológico, confundindo educadores e profissionais da educação.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem Cooperativa. Pedagogia da cooperação. Políticas educacionais. Cotidiano da escola.
This text questions the foundations of the Pedagogy of Cooperation and its consequences for pedagogical projects. Neo-liberal ideas have gradually pervaded daily classroom practices and teacher education courses. With a flood of transformed and re-established concepts, these neo-liberal ideas act on the ideological plane, confusing teachers and education professionals.
KEY WORDS: Cooperative Learning. Pedagogy of cooperation. Educational policies. Classroom practice.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.