Pedagogia da cooperação: a cartilha Toyotista na educação<br>Pedagogy of cooperation: the Toyotist primer in education

Autores

  • Marta Maria da Silva Assis
  • Anna Maria Lunardi Padilla
  • Anna Maria Lunardi Padilla
  • Anna Maria Lunardi Padilla

Resumo

O presente artigo tem como objetivos apresentar questionamentos sobre os fundamentos da Pedagogia da Cooperação e seus desdobramentos para propostas pedagógicas. O ideário neoliberal das políticas educacionais pouco a pouco tem ocupado o cotidiano das salas de aula e os cursos para formação de professores que, com uma avalanche de conceitos re-significados e transformados, agem no plano ideológico, confundindo educadores e profissionais da educação.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem Cooperativa. Pedagogia da cooperação. Políticas educacionais.  Cotidiano da escola.

 

This text questions the foundations of the Pedagogy of Cooperation and its consequences for pedagogical projects. Neo-liberal ideas have gradually pervaded daily classroom practices and teacher education courses. With a flood of transformed and re-established concepts, these neo-liberal ideas act on the ideological plane, confusing teachers and education professionals.

KEY WORDS: Cooperative Learning. Pedagogy of cooperation. Educational policies. Classroom practice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-01-05

Como Citar

DA SILVA ASSIS, Marta Maria; LUNARDI PADILLA, Anna Maria; LUNARDI PADILLA, Anna Maria; LUNARDI PADILLA, Anna Maria. Pedagogia da cooperação: a cartilha Toyotista na educação<br>Pedagogy of cooperation: the Toyotist primer in education. Revista Linhas, Florianópolis, v. 5, n. 2, 2007. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1221. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo