Livros de leitura seriados para a infância: fontes para a história da educação nacional (1866/1930)<br>Children’s Textbooks: sources for the history of national education (1866/1930)
Resumo
Procuramos abordar nesse texto algumas obras didáticas conhecidas como Livros de leitura seriados, publicados por autores brasileiros no período de 1866/1930, em uma perspectiva documental, ou seja, como esses livros podem oferecer pistas importantes a respeito da educação nacional daquele período. São fontes históricas de suma importância, principalmente por terem sido as primeiras tentativas de uma literatura nacional para a infância escolar. São livros de cunho didático e que representaram um grande avanço para a época, pois foram pioneiros ao substituir os escassos materiais de leitura para as crianças. Selecionamos os autores mais citados na história da literatura escolar e, já entrado em contato com suas obras, discorremos brevemente sobre o que os mesmos consideravam relevante para o ensino de época.
PALAVRAS-CHAVE: Fontes históricas. História da educação. Livros de leitura. Infância escolar
This article analyses textbooks known as Livros de Leitura [Reading Books] published in series by Brazilian authors from 1866-1930. The books are treated as documents. That is we examine how these textbooks offer important clues concerning education in Brazil in that period. They are historical sources of great importance, mainly for being the first attempts at a national literature for school children. They are text books that represent a great advance for their time, because they were pioneers in an environment of scarce reading material for children. We selected the most quoted authors in the history of school literature, and in an analysis of these texts, we briefly discuss what we consider relevant for teaching of the time.
KEY WORDS: Historical sources. History of education. Textbooks. School children
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.