Educação e gestão educacional na sociedade brasileira contemporânea: algumas reflexões<br>Education and education management in contemporary brazilian society: some reflections

Autores

  • Dinair Leal da Hora

Resumo

O presente trabalho busca a compreensão dos conceitos e das relações entre democracia, educação e do processo de gestão educacional, onde é feita uma discussão a respeito das temáticas democracia, gestão educacional e gestão democrática. Apresenta, ainda, as primeiras discussões a respeito da concepção de gestão democrática adotada no governo federal que desenvolveu-se no período de 1995 a 2002, para verificar a consentaneidade entre as concepções assumidas por aquele governo e as discussões teóricas tratadas nas produções da área de gestão educacional.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão educacional. Gestão democrática

 

This paper seeks an understanding of the concepts and relationships between democracy, education and the educational management process through a discussion of these themes. It also presents the first discussions about the concept of democratic management that had been adopted by the federal government and which took place from 1995 to 2002, in order to verify the appropriateness between the concepts used by that government and the theoretical discussions undertaken in the field of educational management.

KEYWORDS: Educational management. Democratic management

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-01-05

Como Citar

LEAL DA HORA, Dinair. Educação e gestão educacional na sociedade brasileira contemporânea: algumas reflexões<br>Education and education management in contemporary brazilian society: some reflections. Revista Linhas, Florianópolis, v. 4, n. 2, 2007. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1212. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo