Educação e gestão educacional na sociedade brasileira contemporânea: algumas reflexões<br>Education and education management in contemporary brazilian society: some reflections
Resumo
O presente trabalho busca a compreensão dos conceitos e das relações entre democracia, educação e do processo de gestão educacional, onde é feita uma discussão a respeito das temáticas democracia, gestão educacional e gestão democrática. Apresenta, ainda, as primeiras discussões a respeito da concepção de gestão democrática adotada no governo federal que desenvolveu-se no período de 1995 a 2002, para verificar a consentaneidade entre as concepções assumidas por aquele governo e as discussões teóricas tratadas nas produções da área de gestão educacional.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão educacional. Gestão democrática
This paper seeks an understanding of the concepts and relationships between democracy, education and the educational management process through a discussion of these themes. It also presents the first discussions about the concept of democratic management that had been adopted by the federal government and which took place from 1995 to 2002, in order to verify the appropriateness between the concepts used by that government and the theoretical discussions undertaken in the field of educational management.
KEYWORDS: Educational management. Democratic management
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.