A Contribuição de Vygotsky e Wallon na compreensão do desenvolvimento infantil<br>Vygotsky’s and Wallon’s Contribution to the understanding of childhood development

Autores

  • Ivanilda Maria e Silva Bastos
  • Sônia Regina Pereira

Resumo

Na perspectiva de buscar subsídios para a compreensão da educação como um trabalho educacional-pedagógico e entendê-la como uma prática social que precisa de uma grande parcela de contribuição de outras áreas do conhecimento para transformar a sua tarefa de forma interdisciplinar, recorreu-se a fundamentações histórico-sociais, com o objetivo de comparar e conhecer quais os elementos julgados necessários e fundamentais para a efetivação de uma prática adequada às particularidades das crianças, na visão dos teóricos Lev Semenovich Vygotsky e Henri Wallon.

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Aprendizagem. Prática. Histórico-social. Interdisciplinar. Wallon. Vygotsky.

 

This paper sought social-historic foundations in order to strengthen the understanding of education as pedagogical-educational work and as a social practice that needs strong contributions from other fields of knowledge to transform its task in an interdisciplinary manner.  The goal was to compare and understand factors that are necessary and essential to allow educational practices suitable to the particularities of children, from the perspective of Lev Semenovich Vygotsky and Henri Wallon.

KEY WORDS: Education. Learning. Practice. Social-historical context. Interdisciplinary matter. Wallon. Vygotsky.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-01-04

Como Citar

E SILVA BASTOS, Ivanilda Maria; REGINA PEREIRA, Sônia. A Contribuição de Vygotsky e Wallon na compreensão do desenvolvimento infantil<br>Vygotsky’s and Wallon’s Contribution to the understanding of childhood development. Revista Linhas, Florianópolis, v. 4, n. 1, 2007. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1206. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo