Reflexões de uma educadora sobre Educação e Sexualidade:relato de um processo em construção<br>Reflections of an Educator about Education and Sexuality: a history of a process in construction
Resumo
O presente estudo parte da experiência da autora como professora de Educação Física, que já há uma década vem trabalhando com crianças de quatro a dez anos, e mostra o quanto essa aula é sempre esperada e desejada pelos alunos. Percebe-se também, que muitas vezes os(as) professores(as) de Educação Física conseguem o impossível: transformar aquele momento tão esperado e desejado em algo negativo, utilizando-se apenas da questão da competição em si mesma, contrapondo-se à exploração da arte do movimento. A partir do aprofundamento dos estudos sobre sexualidade e educação, foi possível, também, perceber que a escola evita falar sobre o tema sentimento, bem como evita demonstrá-lo. O artigo relata caminhos metodológicos correntes no seu espaço de atuação – Escola Desdobrada Retiro da Lagoa – que propõe a um grupo, cujos participantes tinham em comum anseios por mudanças, a construção coletiva do projeto “Redescobrindo nossa Sexualidade”. Descreve a trajetória dessa construção e aponta algumas possibilidades pedagógicas sobre a temática.
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Sexualidade. Pedagogia do movimento.Educação Física. Tema transversal.
The article relates the author’s experience in meetings conducted by the Florianópolis municipal government about the transversal themes of the National Curricular Standards established by the Ministry of Education, specifically concerning sexual orientation. The study is based on the author’s 10 years of experience as a Physical Education teacher, with children from four to ten years of age, which revealed how much students look forward to this class. Unfortunately, it is common for Physical Education teachers to achieve the impossible: the transformation of that long awaited and desired class into something negative, by only emphasizing competition, instead of exploring the art of movement. By deepening studies on sexuality and education, it was possible to perceive that schools avoid speaking about feelings, and also avoid having students demonstrate them. The article presents methodologies now being used in the author’s place of work the – Escola Desdobrada Retiro da Lagoa – elementary school. The participants aspired for the same changes, the collective construction of the “Rediscovering our Sexuality” project. The article describes the construction of this project and points to some pedagogical possibilities for the topic.
KEYWORDS: Education. Sexuality. Pedagogy of movement. Physical education. Transversal subject.
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