ANálise Sistemática das Publicações em Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Design Universal: Panorama da produção bibliográfica da Revista Estudos em Design

Autores

  • Bruna da Silveira Suris CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS - UniRitter
  • Heli Meurer CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS - UniRitter
  • Fabiane Wolff CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS - UniRitter

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796305102016017

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que visa a ampliação do entendimento sobre a Tecnologia Assistiva, e demonstra sua recente expansão, fomentada pela Lei de contratação de Deficientes nas Empresas que aproximou a mesma do mundo corporativo, tornando-se uma importante ferramenta no auxílio à inclusão. Juntamente com a Tecnologia Assistiva e demais áreas correlatas, como a Acessibilidade e o Design Universal, as Inovações e Tecnologias são aliadas dos trabalhadores com deficiências e das empresas nas quais eles estão inseridos, pois transformam seu espaço de trabalho em um ponto de apoio e ampliação de suas capacidades e relacionamentos. O objetivo deste artigo é analisar publicações brasileiras para apresentar o panorama geral de produção acadêmica sobre as tendências e terminologias de aplicação da Tecnologia Assistiva. Para isso, realizou-se uma análise sistemática, embasada na Revista Estudos em Design, na qual, foram analisados 137 artigos com publicações entre os anos de 2007 a 2015.  A metodologia utilizada foi de cunho descritivo, através de pesquisa bibliográfica e análise sistemática como base para analisar os artigos coletados. A execução consistiu na investigação em base de dados e no uso de critérios para se chegar a uma amostragem final. Encontrou-se somente 4 artigos que tratam de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Design Universal. Os resultados demonstraram que os termos ainda são pouco publicados. Desta forma, pretende-se fomentar a pesquisa sobre os temas abordados e auxiliar na identificação de gaps ainda não explorados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna da Silveira Suris, CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS - UniRitter

Mestranda em Design pelo Centro Universitário Ritter dos Reis, Bacharel em Design de Produto pelo Centro Universitário Ritter dos Reis. Minha Dissertação trata sobre a área de Design Universal, Tecnologia Assistiva e o Ensino em Design.

Heli Meurer, CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS - UniRitter

Doutor em Informática

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

SURIS, Bruna da Silveira; MEURER, Heli; WOLFF, Fabiane. ANálise Sistemática das Publicações em Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Design Universal: Panorama da produção bibliográfica da Revista Estudos em Design. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 5, n. 10, p. 017–030, 2016. DOI: 10.5965/2316796305102016017. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/article/view/8673. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos