Projeto de babador para pessoas com deficiência intelectual: Kit Bibs

Autores

  • Bruna Brogin Universidade Federal do Paraná
  • Vilson João Batista Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Lucia Ribeiro Okimoto Universidade Federal do Paraná

Resumo

Pessoas com deficiência intelectual (DI) tem maiores possibilidades de incidência da sialorréia, ou secreção abundante de saliva. Este fluído quando produzido em abundância pelo corpo humano acaba escorrendo da boca e caindo sobre o queixo, pescoço e peito da pessoa, molha a roupa, ocasiona um odor desagradável e possui um aspecto anti-higiênico. O objetivo geral é desenvolver um modelo de babador para adultos que atenda aos requisitos levantados em uma pesquisa de campo realizada em uma instituição de amparo a pessoas com DI. Por meio da metodologia GODP foi desenvolvido o produto, prototipado e testado com usuários. Após duas avaliações o Kit Bibs foi aprovado para uso e produção.

Biografia do Autor

Bruna Brogin, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Design de Moda pela Universidade estadual de Santa Catarina, Especialização em Design Experiencial e Mestrado em Gestão Estratégica do Design ela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Design pela Universidade Federal do Paraná.

Vilson João Batista, Universidade Federal de Santa Catarina

Vilson João Batista, Dr. Eng., é Professor Convidado da UFRGS, e é colaborador do Grupo de Projeto, Fabricação e Automação Industrial - GPFAI / DEMEC / EE / UFRGS. Vem atuando nesta área com Desenvolvimento de Projeto de Produto com projetos de P & D através de EDITAIS FINEP / MCTI / CNPq, em parceria com Empresas & Universidades. Através de uma Metodologia Interdisciplinar, que envolve pesquisadores alunos de doutorado, mestrado e graduação, realizam-se trabalhos em TEMAS e NECESSIDADES REAIS com desdobramentos de ganhos Acadêmicos, Tecnológicos e Sociais em P & D. Fez sua formação com Pós-Doutorado na Engenharia Mecânica da UFSC 2009. Doutorado pela Engenharia Mecânica da UFSC 1998. Mestrado em Engenharia de Materiais, Metalurgia e Minas da UFRGS 1993. Especialização em Projeto de Produto Desenho Industrial pela PUC-RS 1989. Engenheiro Mecânico pela PUC-RS 1986. Na UFRGS desde 1976 quando ingressou, sempre atuou no Ensino, Pesquisa e Extensão através dos Laboratórios de Ensaios Mecânicos, Instrumentação e Projeto Mecânico. O atual Grupo de Projeto, Fabricação e Automação Industrial - GPFAI do DEMEC pertence a Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Como Professor Convidado do Departamento de Engenharia Mecânica DEMEC, e membro do GPFAI, atua nas linhas de pesquisa em Projeto, Fabricação & Automação Industrial, focando o Ensino, Pesquisa e Extensão como espaços de formação de Recursos Humanos. Atuando com Grupos Interdisciplinares formado por Engenheiros, Designers, Educadores, Saúde - onde desenvolve projetos de máquinas, motores, mecanismos, mobilidade ônibus e veículos alternativos para mobilidade. Considerando a chamada oficial através da Agenda Social SDH/BR 2007, para a política de inclusão; desde julho de 2007, e do Viver sem Limite de 2011, vem atuando em Projetos com Grupos de Trabalho Interdisciplinares no TEMA da TA Tecnologia Assistiva, junto ao PGDesign_Pós - Graduação em Design & Tecnologia_ Mestrado e Doutorado da UFRGS. Neste Curso desenvolve estudos em projeto de produtos com metodologias focadas no atendimento das demandas em TA Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiências e usuários destas Tecnologias Sociais para inclusão, autonomia e melhora da qualidade de vida.

Maria Lucia Ribeiro Okimoto, Universidade Federal do Paraná

Bolsista Produtividade CNPq PQ2 -Pós-doutorado na Technische Universitat München, Fakultät für Maschinenwesen Lehrsthul für Ergonomie de julho/2012 à fev/2013, Alemanha. Doutora na área de Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e RWTH-Aachen, Alemanha (2000). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1983). Professora Associada, nível III, lotada no Departamento de Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Paraná. Atuando no curso de Graduação em Engenharia Mecânica da UFPR e nos Programas de Pós-graduação: Engenharia Mecânica (PGMEC) e DESIGN (PPGDesign) da UFPR. Coordena o Laboratório de Ergonomia e Usabilidade (LABERG, UFPR). Atua dentro dos seguintes enfoques: Design, Usabilidade, Ergonomia e Cad 3D.

Downloads

Publicado

2015-11-27