Ergonomia e Usabilidade Aplicados ao Projeto de Produtos Focado no Usuário Idoso: a experiência do idoso com eletrodomésticos e mobiliários na cozinha

Autores

  • Aline Girardi Gobbi UDESC
  • Michaelle Bosse UDESC, IFSC
  • Alexandre Amorim dos Reis UDESC

Resumo

Usuários idosos são os que mais sofrem as consequências da utilização de produtos projetados sem a aplicação dos princípios de ergonomia e usabilidade, considerando que a idade avançada provoca limitações físicas e às vezes cognitivas que impedem ou dificultam a boa interação do usuário com o produto. A aplicação de tais princípios no design de produtos pode evitar que o usuário se sinta frustrado com o uso do produto, além de prevenir acidentes e problemas de saúde. O objetivo desta pesquisa é levantar alguns conceitos importantes relacionados à Ergonomia, no que diz respeito à biomecânica e a antropometria, à usabilidade e ao comportamento do consumidor idoso, além de demonstrar alguns problemas encontrados na execução das atividades diárias por parte de usuários idosos. Foi realizado um estudo experimental que analisa a interação do usuário idoso com mobiliários e eletrodomésticos da cozinha. Por meio desta pesquisa foi possível elaborar recomendações para o projeto de produtos para o público idoso. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Girardi Gobbi, UDESC

Formada em Design - Hablilitação DEesign Gráfico pela UFSC, mestranda do PPG Design UDESC na área de Fatores Humanos - Interações Comunicacionais.

Michaelle Bosse, UDESC, IFSC

Formada pela Universidade Federal do Paraná em design de produto. Possui pós-graduação(Lato Sensu) em Engenharia da Produção. Cursou o mestrado em Design pela UDESC (2011/2013), na linha de pesquisa em interações humanas(Fatores Humanos). Lecionou no Instituto Federal de Santa Catarina, pelo curso de Design de Produto, nas disciplinas de Ergonomia, Embalagem e Design de Embalagem, Logística e Marketing.

Alexandre Amorim dos Reis, UDESC

Bacharel em Design Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1993), Mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Professor Associado com dedicação integral na Universidade do Estado de Santa Catarina. É membro do Comitê Assessor na Área de Design para o ENADE-INEP/MEC. É consultor da FAPESC, da FAPEMIG, da FACEPE e do CEE/SC. Foi membro do Comitê Assessor do CNPq - CA/DI. Implantou o Doutorado Interinstitucional em Design PUC-RIO/UDESC DINTER/CAPES. Ocupou os cargos de Coordenador de Avaliação Institucional - Comissão Permanente de Avaliação da Universidade do Estado de Santa Catarina e de Coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em duas gestões. É líder dos grupos de pesquisa Prospecções Metodológicas em Design e Grupo de Pesquisas Ergonômicas em Design. É editor do periódico Human Factors in Design. Implantou e foi o Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design - PPGDesign. É Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UDESC. Atua em pesquisa e desenvolvimento em Design Industrial, em especial com abordagens materiais e ergonômicas na interação humano-computador e sistemas de imersão em realidade virtual.

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

GOBBI, Aline Girardi; BOSSE, Michaelle; DOS REIS, Alexandre Amorim. Ergonomia e Usabilidade Aplicados ao Projeto de Produtos Focado no Usuário Idoso: a experiência do idoso com eletrodomésticos e mobiliários na cozinha. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 3, n. 06, p. 63–76, 2015. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/article/view/6070. Acesso em: 20 abr. 2024.