Avaliação de produto de uso cotidiano por meio de critérios de usabilidade: espremedores de fruta

Autores

  • Jamille Noretza de Lima Lanutti UNESP
  • Luis Carlos Paschoarelli UNESP

Resumo

A usabilidade tem ampliado seu escopo e estudos têm sido realizados relacionando-a a produtos de uso diário. Este artigo discute a interação com um produto de uso doméstico, apresentando a avaliação de alguns critérios relacionados à usabilidade em espremedores de frutas cítricas de diferentes formas e valores simbólicos, buscando identificar a influência nas diferentes composições formais em alguns critérios da usabilidade, como a eficiência e a satisfação. Participaram deste estudo 36 sujeitos adultos do sexo feminino. Observou-se que os diferentes espremedores, apesar de serem objetos simples, permitem diferentes resultados que são também influenciados pelas percepções diversas. 

Biografia do Autor

Jamille Noretza de Lima Lanutti, UNESP

Docente da Universidade do Sagrado Coração e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Design pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho na linha de pesquisa Ergonomia. Possui graduação em Design pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e mestrado em Design pela mesma instituição (2013). Realiza pesquisa junto ao Laboratório de Ergonomia e interfaces da Unesp - Bauru desde 2006. Tem experiência na área de Desenho Industrial e Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: design ergonômico, ergonomia, percepção e simbolo.

Luis Carlos Paschoarelli, UNESP

É Livre-Docente em "Design Ergonômico" pela Universidade Estadual Paulista (2009); possui pós-doutorado em "Ergonomia" (2008) pela Universidade Técnica de Lisboa; doutorado em "Engenharia de Produção" (2003) pela UFSCar; Mestrado em 'Projeto, Arte e Sociedade - Desenho Industrial' (1997) e graduação em 'Desenho Industrial' (1994) pela UNESP. É co-lider no Grupo de Pesquisa 'Desenho Industrial: Projeto e Interfaces' onde coordena os projetos de pesquisa: 'Design Ergonômico: avaliação e intervenção ergonômica no projeto', 'Design Ergonômico: metodologias para a avaliação de instrumentos manuais na interface homem X tecnologia' e 'Contribuições do Design Ergonômico na pesquisa e projeto de equipamentos para a reabilitação de pessoas com capacidades específicas'. Está lotado no Laboratório de Ergonomia e Interfaces - Departamento de Design, onde atua como docente no curso de graduação em Design e do Programa de Pós-graduação em Design da UNESP. Tem experiência na área do design, ergonomia, design ergonômico, design de produto e design gráfico. Atualmente é o vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Design - Mestrado e Doutorado - da UNESP.

Downloads

Publicado

2015-07-29