Técnicas de Análise de Carga Mental Aplicadas no Design de Interfaces Gráficas

Autores

  • Aline Girardi Gobbi UDESC
  • Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos UDESC

Resumo

Um dos aspectos de grande relevância para o estudo da interação humano-computador é o conceito de carga mental. Situações onde a interação exige capacidades mentais além das que o usuário pode suportar podem causar problemas de sobrecarga, resultando em irritação, frustração e até mesmo problemas de saúde. Embora o conceito de carga mental seja subjetivo, existem técnicas e ferramentas úteis para sua medição. O objetivo deste artigo é descrever as principais técnicas de avaliação de carga mental, enfatizando as que melhor se aplicam na avaliação de interfaces gráficas. Para tal, foi feita uma revisão bibliográfica e um estudo comparativo das técnicas estudadas, o que permitiu a elaboração de uma lista de orientações de avaliação de carga mental específico para interfaces gráficas.

Biografia do Autor

Aline Girardi Gobbi, UDESC

Formada em Design - Hablilitação DEesign Gráfico pela UFSC, mestranda do PPG Design UDESC na área de Fatores Humanos - Interações Comunicacionais.

Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos, UDESC

Possui graduação em Desenho Industrial - Design do Produto e Design Gráfico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista Hall Ceart (UDESC) e da Revista Human Factors in Design (PPGDESIGN/UDESC), docente na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina (graduação e mestrado), coordenador de pós-graduação (especialização) e docente na UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, além de avaliador ad hoc do INEP/BASis e do Conselho Estadual de Educação CEE/SC e consultor ad hoc do CNPq. Tem experiência na área de Desenho Industrial: ensino e pesquisa em design, gestão do design, metodologia de projeto e fatores humanos.

Downloads

Publicado

2015-07-29