Revisitando as Heurísticas de Avaliação de Nielsen para Análise de Usabilidade em Jogos de Tabuleiro Não Virtuais

Autores

  • Allan Kássio Beckman Soares da Cruz Universidade Federal do Maranhão
  • Carlos de Salles Soares Neto Universidade Federal do Maranhão

Resumo

As heurísticas de Nielsen foram originalmente propostas e desenvolvidas para avaliação de usabilidade em interfaces de sistemas computacionais. Este trabalho propõe uma análise e redesenho das heurísticas de Nielsen de forma a especializá-las para emprego na avaliação de jogos de tabuleiros não virtuais. As heurísticas foram redesenhadas a partir de levantamento bibliográfico, considerações e modelos gerados sobre as regras encontradas em cada jogo testado, além da análise heurística das interfaces existentes nesses jogos através de método de inspeção utilizando as heurísticas de Nielsen. O objetivo do trabalho visa através desse levantamento, gerar uma base onde seja possível expor a aplicabilidade de tais heurísticas especializadas em ambientes não computacionais e que elas possam ser aplicadas em jogos de tabuleiro distintos dos analisados inicialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan Kássio Beckman Soares da Cruz, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão, com o trabalho de conclusão de curso intitulado "Desenvolvimento de Jogos Baseados em Localização". Trabalha com desenvolvimento de sistemas e páginas de internet desde 2006 tanto na área de Front-End quanto Back-End. Analista de Sistemas na Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação do Maranhão desde 2009, atua diretamente com a análise, o desenvolvimento e a manutenção de páginas de internet corporativas do Governo do Estado, como o Portal do Governo e o Portal da Transparência. Professor Substituto da Universidade Federal do Maranhão, lecionou as disciplinas de Elementos de Informática, Introdução a Computação, Matemática Discreta e Lógica, Engenharia de Requisitos, Hipermídia e Interface Humano-Computador para os cursos de graduação de Engenharia Química, Biblioteconomia e Ciência da Computação. Atualmente é Analista de Tecnologia da Informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Possui interesses nas áreas de desenvolvimento e pesquisa para internet, aplicação do design na computação, estudos em interface humano-computador, estudo de usabilidade, otimização de interfaces e de interação, desenvolvimento de jogos eletrônicos para pc, consoles e plataformas móveis. Desenvolvimento de sistemas baseados em localização, sistemas para TV digital e sistemas de computação gráfica. Interesse na área acadêmica e de pesquisa.

Carlos de Salles Soares Neto, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão (2000), mestrado e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é profesor adjunto da Universidade Federal do Maranhão onde atua como coordenador do LAWS (Laboratório de Sistemas Web Avançados) e pesquisador associado do Laboratório TeleMídia da PUC-Rio. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Hipermídia, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicações multimídia, TV digital e modelos de documentos multimídia.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

DA CRUZ, Allan Kássio Beckman Soares; SOARES NETO, Carlos de Salles. Revisitando as Heurísticas de Avaliação de Nielsen para Análise de Usabilidade em Jogos de Tabuleiro Não Virtuais. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 3, n. 06, p. 35–47, 2015. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/article/view/6033. Acesso em: 24 abr. 2024.