Anatomia Tátil 3D: material educativo inclusivo para o ensino e aprendizagem da anatomia humana
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796312242023083Palavras-chave:
ensino inclusivo, anatomia humana, impressão 3DResumo
Este estudo apresenta o desenvolvimento do projeto Anatomia Tátil 3D baseado nos princípios do Desenho Universal (DU). O objetivo é criar representações tridimensionais de órgãos humanos, visando o ensino de estudantes do Ensino Fundamental II. Utilizando o software Blender, imagens do aplicativo Atlas Anatomia 3D são referências para a modelagem e posterior impressão 3D. As peças desenvolvidas incluem texturas representativas dos tecidos dos órgãos, legendas em Braille e alfabeto tradicional. O estudo cumpre os princípios do DU, garantindo equidade, adaptação, segurança e facilidade de uso para todos os estudantes, promovendo uma experiência educacional inclusiva e enriquecedora.
Downloads
Referências
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CARLETTO, A. C.; CAMBIAGHI, S. Guia Desenho Universal: um conceito para todos, 2007. Disponível em: https://www.maragabrilli.com.br/wpcontent/uploads/2016/01/universal_web-1.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.
GÓES, A. R. T.; COSTA, P. K. A. Do Desenho Universal ao Desenho Universal para Aprendizagem. In: GÓES, A. R. T.; COSTA, P. K. A. (Orgs.). Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem: Fundamentos, Práticas e Propostas para Educação Inclusiva. São Carlos: Pedro & João Editores, 1. ed., 2022, pp. 25-33.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Human Factors in Design
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index