A animação para a acessibilidade comunicacional de crianças surdas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796312242023163

Palavras-chave:

LIBRAS, videobook, Tecnologia Assistiva

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a criação de um videobook com animação em LIBRAS, voltado à Educação Inclusiva. O estudo desenvolveu um material didático para o aprendizado de LIBRAS, assim como o estímulo à uma alimentação saudável. Para a construção do videobook foram realizadas as etapas de definição do tema; enredo; roteiro; criação das personagens e StoryBoard; modelagem do cenário e das personagens, animação; gravação de LIBRAS; concepção do layout das páginas e montagem do videobook. Em uma próxima etapa, espera-se realizar a validação com os usuários para avaliar a eficácia do material e sua contribuição para Educação Inclusiva. 

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Biografia do Autor

Isabella de Souza Sierra, Federal University of Paraná

Docente do Departamento de Expressão Gráfica, UFPR. Doutora em Design pela UFPR e Mestre em Design pela UDESC. Pesquisa em tecnologia assistiva, escaneamento, modelagem e impressão 3D, animação, usabilidade, ergonomia, design inclusivo e social.

Andrea Faria Andrade, Federal University of Paraná

Docente do Departamento de Expressão Gráfica, UFPR. Doutora e Mestre em Ciências Geodésicas pela UFPR; Licenciada em Desenho pela EMBAP. Pesquisa em simbologia, percepção visual, semiótica, tecnologia assistiva, prototipagem rápida e educação inclusiva. 

Ângela Paloma Zelli Wiedemann, Federal University of Paraná

Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática do PPGECM-UFPR Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR. Possui proficiência em ensino e tradução/interpretação de LIBRAS e atua como Intérprete de LIBRAS pelo IFPR.

Silvana Elisa de Morais Schubert, Universidade Tuiuti do Paraná

Docente do Departamento de Educação, Tuiuti/PR. Doutora e Mestre em Educação (Tuiuti/PR). Especialista em Ed. Especial - IBPEX, Ed. Infantil - Universidade Castelo Branco e Ed.Bilíngue para Surdos: Libras-Língua Portuguesa - Faculdade Maringá; Psicopedagogia Clínica e Institucional (2020).

Desiree Christine Bittencourt, Federal University of Paraná

Discente do Curso de Bacharelado em Expressão Gráfica, UFPR.

Neusa Zoe Pulter, Federal University of Paraná

Discente do Curso de Bacharelado em Expressão Gráfica, UFPR.

Bárbara de Cássia Xavier Cassins Aguiar, Federal University of Paraná

Doutora em Métodos Numéricos em Engenharia pela UFPR, Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia pela UFPR. Pesquisa nas áreas de Matemática Aplicada, Computação Gráfica e Prototipagem Rápida.

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

SIERRA, Isabella de Souza; ANDRADE, Andrea Faria; WIEDEMANN, Ângela Paloma Zelli; SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; BITTENCOURT, Desiree Christine; PULTER, Neusa Zoe; AGUIAR, Bárbara de Cássia Xavier Cassins. A animação para a acessibilidade comunicacional de crianças surdas. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 12, n. 24, p. 163–172, 2023. DOI: 10.5965/2316796312242023163. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/article/view/24548. Acesso em: 22 dez. 2024.