Interface gráfica de Tabela Periódica Interativa no contexto de uma educação bilíngue (LIBRAS/Português)

Autores

  • Francine Medeiros Vieira UFSC
  • Gilson Braviano UFSC
  • Berenice Santos Gonçalvez UFSC
  • Karina Zaia Machado Raizer IFSC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796306122017090

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo para o desenvolvimento de uma Tabela Periódica Interativa com foco na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que contribua com o processo de ensino–aprendizagem de alunos surdos na disciplina de Química. A pesquisa parte da revisão bibliográfica e das recomendações preexistentes de materiais para surdos, sugeridas por Lapolli (2014), seguida de pesquisa exploratória e de inspeção analítica de tabelas periódicas similares, conforme os critérios de avaliação de interfaces gráficas sugeridos por Gui Bonsiepe (2011). Os resultados obtidos até o presente momento apontam requisitos para a construção e a disponibilização na internet de uma Tabela Periódica, como recurso didático, que facilite a visualização das informações no contexto de uma educação bilíngue.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Medeiros Vieira, UFSC

Técnica em Webdesign no IFSC Palhoça Bilíngue desde 2013. Formação técnica em Sistemas de Informação e Graduada em Design ambos no IFSC. Especialista em EaD pelo Senac cursando mestrado em Design na UFSC.

Gilson Braviano, UFSC

Professor doutor titular da pós graduação em Design da UFSC.

Berenice Santos Gonçalvez, UFSC

Professora doutora do programa de pós-graduação em Design da UFSC.

Karina Zaia Machado Raizer, IFSC

Professora de química do IFSC Palhoça Bilíngue (LIBRAS/Português)

Downloads

Publicado

2017-12-16

Como Citar

VIEIRA, Francine Medeiros; BRAVIANO, Gilson; GONÇALVEZ, Berenice Santos; ZAIA MACHADO RAIZER, Karina. Interface gráfica de Tabela Periódica Interativa no contexto de uma educação bilíngue (LIBRAS/Português). Human Factors in Design, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 090–104, 2017. DOI: 10.5965/2316796306122017090. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2316796306122017090. Acesso em: 29 mar. 2024.