Métodos utilizados na Ergonomia Organizacional: revisão de literatura

Autores

  • Alais Souza Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Eugenio Andrés Díaz Merino Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796306122017058

Resumo

O artigo objetiva conceituar a ergonomia organizacional e identificar os métodos e técnicas utilizados, preferencialmente no contexto dos métodos de pesquisa ergonômica (MPE’s). A pesquisa é classificada como básica, teórica, qualitativa e exploratória, composta pela revisão de literatura tradicional. A população de artigos científicos é constituída por 544 e a amostra por 20 (apresentados em um quadro). Ressalta-se: que o mapeamento por entrevista é o método mais utilizado, seguido pelo mapeamento por questionário, grupo de foco e ergonomia participativa; e existe uma variedade de métodos aplicados na ergonomia organizacional que podem ser combinados.

Palavras-chave: ergonomia; ergonomia organizacional; métodos de pesquisa ergonômica; métodos organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alais Souza Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Design com habilitação em Design Gráfico pela Universidade do Vale do Itajaí (2014) e atualmente cursa Mestrado em Design no Programa de Pós-graduacão em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Eugenio Andrés Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade.

Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o NASDESIGN-Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design e o Programa de Pós-graduação em Design.

Downloads

Publicado

2017-12-16

Como Citar

FERREIRA, Alais Souza; MERINO, Eugenio Andrés Díaz; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de. Métodos utilizados na Ergonomia Organizacional: revisão de literatura. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 058–078, 2017. DOI: 10.5965/2316796306122017058. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2316796306122017058. Acesso em: 28 mar. 2024.