Design de interação e comunicação aumentativa e alternativa (CAA): uma análise da usabilidade de aplicativos CAA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796313252024017

Palavras-chave:

design, usabilidade, comunicação aumentativa e alternativa, aplicativo, tecnologia assistiva

Resumo

O processo de reabilitação da comunicação em crianças autistas, requer ferramentas de apoio às sessões de fisioterapia e fonoaudiologia, as chamadas tecnologias assistivas. Uma destas ferramentas são os aplicativos de reabilitação. Entretanto, os aplicativos mais usados para este fim, podem apresentar uma interface complexa. Por isso, foram analisados os aplicativos existentes, e selecionados dois aplicativos (Let me talk e Symbo Talk), por serem muito difundidos no segmento de reabilitação e por apresentarem um maior número de funcionalidades. Para analisar a usabilidade destes aplicativos, foram realizados testes de usabilidade por tarefa, com sete especialistas voluntárias, que trabalham no Centro Catarinense de Reabilitação (CCR) de Florianópolis. Como resultado, o App Let me talk foi mais bem avaliado por sua usabilidade.

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Biografia do Autor

Kamyla Lemes Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em design de produto na UFC, Mestra em design na Udesc e Doutoranda em Design na UFRGS.

Gabriela Botelho Mager, Universidade do Estado de Santa Catarina

Profª. Drª. Gabriela Botelho Mager Graduação em Design Gráfico pela Universidade Mackenzie, Especialização em Design de Móveis pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Doutorado em Design pela PUC Rio. É professora efetiva do curso de Design e integrante do Programa de Pós-Graduação em Design da UDESC. 

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

SOARES, Kamyla Lemes; MAGER, Gabriela Botelho. Design de interação e comunicação aumentativa e alternativa (CAA): uma análise da usabilidade de aplicativos CAA. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 13, n. 25, p. 17–42, 2024. DOI: 10.5965/2316796313252024017. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/article/view/20859. Acesso em: 26 set. 2024.