O design de objetos rumo à sensibilização e inclusão de crianças pelo sensório

Autores

  • Márcia Cattoi Schmidt Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
  • Gabriela Botelho Mager Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
  • Célio Teodorico dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796311212022097

Palavras-chave:

Design, interação, percepção sensório-motora, desenvolvimento infantil, inclusão

Resumo

Artigo de revisão de literatura que visa a apontar a responsabilidade do designer quanto à interação infantil com artefatos. Relaciona autores que abordaram a interação como meio de construção de conhecimento e pesquisas recentes que tratam da percepção sensório-motora, emoção, significação e experiência. Brincadeiras e artefatos tornam-se recursos valiosos na educação inclusiva, promovem uma experiência de conexão ativa com o mundo pelo sensório para: assimilação, comunicação e identidade sociocultural. Pretende-se fomentar o debate sobre a percepção no design, relacionando pesquisas e métodos para uma experiência positiva na relação afetiva, construção identitária e de repertórios mentais.

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Biografia do Autor

Márcia Cattoi Schmidt, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC - SC - Brasil.

Gabriela Botelho Mager, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Profa. Dra. associada e professora permanente no Programa de Pós-graduação em Design (PPGDesign) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis,SC, Brasil. E-mail: gabriela.mager@udesc.br

Célio Teodorico dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Prof. Dr. associado e professor permanente no Programa de Pós-graduação em Design (PPGDesign) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil. E-mail: celio.teodorico@gmail.com

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Publicado

2022-06-20

Como Citar

SCHMIDT, M. C.; MAGER, G. B.; SANTOS, C. T. dos. O design de objetos rumo à sensibilização e inclusão de crianças pelo sensório. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 11, n. 21, p. 097-108, 2022. DOI: 10.5965/2316796311212022097. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/article/view/20056. Acesso em: 8 dez. 2022.