Explorando novas tecnologias para a Antropometria Sentada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796310192021070

Palavras-chave:

Antropometria digital, Norma, Escâner 3D, ergonomia

Resumo

Devido à maior complexidade da obtenção de dados antropométricos digitais de indivíduos sentados, observa-se uma lacuna na literatura científica sobre isso. Assim, neste estudo investigaram-se estratégias para a coleta de dados dos sujeitos sentados por meio de escaneamento tridimensional. Foi proposto um método de coleta com o uso de um suporte transparente. Foi analisado o uso deste método com cinco sujeitos na posição sentada. Este estudo exploratório permitiu levantar as variáveis necessárias para os requisitos de projeto  e um sistema de escaneamento digital sentado aplicável à antropometria digital e ao desenvolvimento de produtos adaptados

Biografia do Autor

Isabella de Souza Sierra, Universidade do Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign) da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Mestre em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Professora Assistente no Curso de Expressão Grafica da UFPR.

Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimoto, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Paraná - UFPR e RWTH-Aachen, Alemanha. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Professora Associada atuando no Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign) e de Engenharia Mecânica da UFPR. Coordena o Laboratório de Ergonomia e Usabilidade - LABERG, UFPR.

Downloads

Publicado

2021-06-25