Microprojetos em usos imprevisíveis

O caso da movimentação de cargas em plataformas offshore

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796310192021084

Palavras-chave:

Ergonomia da atividade, Usos imprevisíveis, Concepção situada

Resumo

A concepção das tarefas pelos operadores em campo é central para qualquer operação de grande incerteza. Este estudo de caso, em que a concepção situada é identificada como microprojeto, busca compreender as características desse processo e suas etapas, a partir da atividade de movimentação de carga em plataformas offshore. Para tanto, foi realizada uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET) , com observações diretas e entrevistas de autoconfrontação. Como resultado, são apresentadas quatro novas características para microprojeto: é uma concepção para o uso; mobiliza a dimensão construtiva da atividade; é intencional e original; e é uma concepção efêmera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Duarte, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987 e 1994). Em 1991 e 1992 fez formação em Ergonomia no CNAM - Paris, onde fez o DEA (Diploma de Estudos Aprofundados). Em 2015 foi professor visitante da Universidade Lumière - Lyon2. Atualmente é Professor Associado da Área de Gestão e Inovação do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ. Tem atuado em projetos de pesquisa nas seguintes áreas: Ergonomia aplicada à projetos de modernização tecnológica ou de novas unidades de produção; Manutenção Industrial (planejamento e desenvolvimento de competências), Integração operacional e digitalização em diferentes setores industriais, Cultura de Segurança nas indústrias de alto risco, Inovação, Desenvolvimento de empresas nascentes (start-ups), Gestão e Inovação em pequenas e médias empresas, Desenvolvimento territorial através da abordagem da Economia da Funcionalidade e da Cooperação. 

Pascal Béguin, Université Lumière Lyon 2

Professor de Ergonomia na Université Lumière Lyon 2. Possui doutorado em Ergonomia pelo C.N.A.M., Paris, 1994. Membro do Conselho de Administração da International Association of Ergonomics. [IEA]. Diretor Editorial da Revista Eletrônica @ctivités.

Downloads

Publicado

2021-06-25

Como Citar

ABRAÇADO, M. P.; DUARTE, F. J. de C. M.; BÉGUIN, P. D. Microprojetos em usos imprevisíveis: O caso da movimentação de cargas em plataformas offshore. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 10, n. 19, 2021. DOI: 10.5965/2316796310192021084. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/article/view/19372. Acesso em: 8 ago. 2022.