A Ergonomia Cognitiva e a interação com os objetos

uma compreensão conceitual de como as pessoas percebem e se relacionam com os artefatos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796310192021029

Palavras-chave:

Ergonomia cognitiva, Processos cognitivos, Design, Artefatos

Resumo

A ergonomia cognitiva é voltada para o estudo dos processos mentais como atenção, percepção, memória, raciocínio e resposta motora relacionados à interação das pessoas com os elementos de um sistema (FALZON, 2007; ROGERS et al., 2013). E avalia também as emoções e os afetos, pois estes estão presentes em todos os processos cognitivos (NORMAN 2006, 2008; DAMÁSIO, 2012; PIAJET, 2013).  O objetivo deste trabalho é discorrer sobre a ergonomia cognitiva e as interações das pessoas com os objetos por um viés interdisciplinar, destacando-se os principais componentes inseridos nesse processo, a fim de contribuir com o entendimento das questões intrínsecas nas relações das pessoas com os produtos, por meio de uma compreensão holística sobre como os indivíduos percebem os artefatos e como são afetados por eles.

Biografia do Autor

Keity L. B. M. SIlva, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Design da Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA.

Dra. Lívia Flávia de Albuquerque Campos, Universidade Federal do Maranhão

Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão. É Doutora em Design pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Bauru. É Mestre em Design, pela mesma instituição. É Bacharel em Desenho Industrial, com habilitação em Projeto de Produto, pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Atua no Programa de Pós graduação em Design PPGDG - UFMA, na linha de pesquisa: Design: ergonomia e usabilidade de produtos e sistemas. É Co-lider do Grupo de pesquisa. Design, Experiência e Inovação e do LABDESIGN Experiência e Inovação - UFMA. Temas de interesse: Design de produtos, Ergonomia de produto e interfaces, Experiência humano x produto e Inovação.

Dra. Fabiane Rodrigues Fernandes, Departamento de Desenho e Tecnologia - DDETCentro de Ciências Exatas e Tecnologia - CCETUniversidade Federal do Maranhão - UFMA

PProfessora Adjunta I DEDET/CCET/UFMA. Coordena juntamente com a Profa Dra Lívia Albuquerque o LABDesign com ênfase em experiência e inovação. Doutora em Design com ênfase em Ergonomia pela FAAC - UNESP/Bauru (2017). Mestre em Design com ênfase em Ergonomia pela FAAC - UNESP/Bauru (2013). Especialização em Gestão de Projetos pela FARC (2010). Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (2005). Foi Professora Associada I do Departamento de Tecnologia em Design Gráfico, da Faculdade de Comunicação e Informática (FCI) da UNIMEP/Campus Taquaral (Piracicaba/SP) e Coordenadora da Pós Lato-Sensu em Design Digital com ênfase em Interfaces e Experiência do Usuário (UNIMEP/Campus Taquaral). Tem experiência na área do Design Ergonômico e da Interface Humano-Tecnologia, com ênfase em: Web Design, Ergonomic Design, Information Design, User Experience (UX) & Usability. Também atuou na prática com projetos como: Simulador Virtual dos Painéis das Lavadoras da Brastemp e Consul e Desenvolvimento de diversos websites. Autora dos livros: Design de Informação: base para a disciplina no curso de Design e O Estado e o Design: do estilo à ferramenta estratégica de negócios.

Downloads

Publicado

2021-06-25

Como Citar

SILVA, K. L. B. M.; CAMPOS, L. F. de A.; FERNANDES, F. R. A Ergonomia Cognitiva e a interação com os objetos: uma compreensão conceitual de como as pessoas percebem e se relacionam com os artefatos. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 10, n. 19, 2021. DOI: 10.5965/2316796310192021029. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/article/view/18714. Acesso em: 2 dez. 2021.