HERIP - Modelo Humano Digital Paramétrico para análise ergonômica virtual do projeto de produto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796309182020097

Palavras-chave:

Modelo Humano Digital paramétrico, HERIP, Desenvolvimento de projeto de produto, Análise ergonômica

Resumo

O objetivo é apresentar o desenvolvimento do Modelo Humano Digital (HERIP) para auxiliar nas análises ergonômicas de produto em ambiente virtual e, assim, atender aos requisitos ergonômicos de projeto. A metodologia consiste em: investigação (pesquisa bibliográfica, coleta e análise dos dados) e intervenção (desenvolvimento do HERIP e aplicação em análise ergonômica de um simulador veicular de autoescola). Os resultados obtidos em relação ao desenvolvimento do HERIP: parametrização das variáveis antropométricas, reprodução dos movimentos do HERIP o mais próximo do movimento do corpo humano e viabilização da identificação do conforto postural por meio da mudança de cor nos marcadores alocados nas articulações móveis do HERIP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clariana Fischer Brendler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, lotada no Departamento de Design e Expressão Gráfica, atua nos cursos de graduação do Design, Arquitetura e Engenharia e na Pós-graduação em Design (PgDesign - UFRGS) na área de Ergonomia do produto. Doutora pelo programa de pós-graduação em Design e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 2017 (PgDesign/UFRGS). Possui mestrado pelo programa de pós-graduação em Design e Tecnologia/UFRGS em 2013 e graduação em Design de Produto pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2007). Atual coordenadora substituta e membro da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Atual coordenadora da comissão de Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação. Atual vice coordenadora da empresa Faísca Junior Design da UFRGS. Atuando, principalmente, nas seguintes áreas: Geometria Descritiva, Desenvolvimento de projeto de produto, Ergonomia, Tecnologias Assistivas e Digitalização tridimensional.

Fábio Gonçalves Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign) da UFRGS desde 16 de maio de 2019. Vice-Diretor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde dezembro de 2015, Coordenador Substituto do PGDesign/UFRGS de maio de 2015 a maio de 2019, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS no período de maio de 2011 a maio de 2015, sendo professor do quadro permanente desde a fundação do Programa, em 2007. Professor Associado do Departamento de Design e Expressão Gráfica da UFRGS. Foi Chefe do Departamento de Design e Expressão Gráfica da UFRGS nos períodos 2007-2009 e 2011-2013 e é Chefe Substituto desde Set/2013. Foi Coordenador dos cursos de Graduação em Design de Produto e de Design Visual da UFRGS (de Set/2010 a Set/2011), onde também ministra as disciplinas de Projeto de Produto IV (Design da Mobilidade) e Geometria Descritiva. Possui Pós-Doutorado na Universidade do Porto em Portugal na área de projeto de juntas adesivas e sua aplicação no desenvolvimento de produtos com bolsa CAPES da área de Design (2009-2010). Possui Doutorado em Engenharia Mecânica na área de modelagem geométrica paramétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Mestrado em Engenharia Civil com ênfase na simulação computacional de estruturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988). Fez parte da equipe de criação dos cursos de graduação em design (2005), de mestrado em design (2006 e 2007) e de doutorado em design (2011 e 2012). Trabalha com projetos de pesquisa relacionados à metodologia de projeto e processos criativos, ao design virtual de produtos, ao projeto de produtos e à representação e modelagem, incluindo computação gráfica, modelagem geométrica paramétrica, simulação numérica de estruturas, realidade virtual e visualização científica. Também atua em pesquisa na área da Tecnologia Assistiva, orientando trabalhos de mestrado e doutorado na área. Atua em projetos de pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias educacionais abrangendo os seguintes temas: learning design, ambientes virtuais de aprendizagem, objetos de aprendizagem, geometria descritiva e hipermídia.

Gabriela Zubaran de Azevedo Pizzato

Arquiteta graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS,1995), é Doutora (2013) e Mestre (2005) em Engenharia, pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PPGEP/UFRGS), com especialização em Arquitetura Comercial (UNISINOS, 1999). Professora do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Design (PGDESIGN/UFRGS). É membro do Instituto de Inovação, Competitividade e Design da UFRGS (www.ufrgs.br/iicd). Tem experiência nas áreas de Design de Produto e Arquitetura, com ênfase no desenvolvimento e avaliação de produtos e ambientes, atuando principalmente nos seguintes temas: Ergonomia de produto e ambiente; Design para a Experiência; e, Design para o Bem-Estar.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

BRENDLER, Clariana Fischer; TEIXEIRA, Fábio Gonçalves; PIZZATO, Gabriela Zubaran de Azevedo. HERIP - Modelo Humano Digital Paramétrico para análise ergonômica virtual do projeto de produto. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 097–125, 2020. DOI: 10.5965/2316796309182020097. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/article/view/16546. Acesso em: 28 mar. 2024.