Mensuração da percepção estética de aparelhos auditivos por meio do rastreamento ocular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796309182020020

Resumo

As características estéticas dos produtos influenciam nas interações que se tem com os mesmos, assim como podem alterar os significados atribuídos a eles. Em se tratando de tecnologias assistivas essas associações podem levar ao reforço do estigma de incapacidade com relação aos seus usuários. Assim, essa pesquisa teve como objetivo mensurar a experiência estética visual com 3 diferentes modelos de aparelhos auditivos, por meio do rastreamento ocular. Dessa forma, possibilitando identificar como os princípios de estética considerados (contraste, proporção, pureza, familiaridade e novidade) se comportam em aparelhos auditivos de acordo com os padrões visuais identificados (número e duração de fixações, dilatação da pupila).

Biografia do Autor

Julia Marina Cunha, UFSC

Atualmente mestranda em Design na Universidade Federal de Santa Catarina na linha gestão de Design. Bacharela em Design também pela UFSC.

Giselle Schmidt Alves Díaz Merino, UFSC-UDESC

Pesquisadora CNPq (PQ 2) na área de Desenho Industrial. Professora permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós Doutora em Fatores Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina em convênio com a Universidade Politécnica de Valencia, Espanha (2017). 

Downloads

Publicado

2020-12-15