Desacelerar para sentir: a apreciação artística no coração do ensino das artes no ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630922025e6927

Palavras-chave:

apreciação artística, desafios, tecnologia, adolescente, multiculturalismo

Resumo

A autora ensina artes plásticas em uma escola secundária de Montreal há mais de 15 anos, uma prática enriquecida por mudanças socioculturais e adaptada às necessidades dos alunos, enraizada no presente e voltada para seu futuro. Apaixonada por arte contemporânea e engajada, ela centrou progressivamente sua pedagogia na apreciação estética, uma ferramenta para conectar adolescentes ao seu entorno em um mundo moldado por crises sociais e a onipresença digital. Diante das restrições escolares — horários rígidos, turmas numerosas, discussões delicadas —, ela ajustou seus métodos, priorizando a reflexão ao aliviar o ritmo das aulas. A pandemia intensificou esses desafios, mas revelou o poder transformador da arte. Desde então, ela destaca a apreciação artística contemporânea, integrando tecnologias em projetos pedagógicos inovadores. Inspirando-se em música, animação e interculturalidade, e em artistas locais e canadenses, ela envolve os alunos na exploração da diversidade e de questões atuais, fortalecendo seu senso de pertencimento. Para ela, a apreciação artística, ato de resistência e conexão, promove uma educação inclusiva e significativa, em ressonância com as aspirações de uma juventude que enfrenta um mundo complexo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marie-Pier Viens, Université du Québec à Montreal

Marie-Pier Viens ensina artes plásticas em uma escola secundária de Montreal e é professora assistente na Escola de Artes Visuais e Mediáticas da Universidade do Québec em Montreal (UQAM). Doutoranda em educação artística pela Universidade Concordia, ela pesquisa a integração de tecnologias emergentes no ensino das artes e a formação de professores em educação artística.

Referências

AQESAP. Documentations. Association québecoise des enseignantes et enseignants spécialisés en arts plastiques (AQESAP). 2023. Disponível em: https://aqesap.org/documentations/.

AQESAP. Mémoire présenté au MEQ: Rendez-vous pour la réussite éducative: L’éducation au-delà de la pandémie. Québec: Ministère de l’Éducation du Québec, 2021.

BARRETT, T. Teaching toward appreciation in the visual arts. In: BRESLER, L. (Ed.). International handbook of research in arts education. Dordrecht: Springer, 2007. [ pp. 639-654]

BOA SORTE, A. A.; NOBRE, A. G. L.; HENRIQUES, S. O.; MOREIRA, J. A. A utilização pedagógica das tecnologias digitais como contributo para uma educação inclusiva. Práxis Educacional, v. 16, n. 41, p. 137–154, 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6374.

DAILY TOUS LES JOURS. 21 Balançoires, 2011. Installation interactive. Quartier des Spectacles, Montréal.

EFLAND, A. D. Obstacles to art learning and their assessment. In: EFLAND, A. D. (Ed.). Art and cognition: Integrating the visual arts in the curriculum. New York: Teachers College Press, 2002. p. 107–132.

EISNER, E. W. The arts and the creation of mind. Language Arts, v. 80, n. 5, p. 340-344, 2003. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/41483337

FARES, J.-P. Amour. Montréal, 2024. (Vídeo).

FREEDMAN, K. J. Teaching visual culture: curriculum, aesthetics, and the social life of art. New York: Teachers College Press; National Art Education Association, 2003.

GILL, A. Hommage à Élisapie, 2024. (Dessin numérique).

GREENE, M.; LINCOLN CENTER INSTITUTE. Variations on a blue guitar: the Lincoln Center Institute lectures on aesthetic education. New York: Teachers College Press, 2001.

HETLAND, L. Studio thinking 2: the real benefits of visual arts education. 2. ed. New York: Teachers College Press; NAEA, 2013.

KAREVA, N. New exhibition practices and the role of museums in a pandemic. Philosophy Study, v. 10, n. 12, p. 874-877, 2020. DOI: https://doi.org/10.17265/2159-5313/2020.12.007.

MARSHALL, J. Transdisciplinarity and art integration: Toward a new understanding of art-based learning across the curriculum. Studies in Art Education, v. 55, n. 2, p. 104-127, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/00393541.2014.11518922.

MOREL, M. Lorsque l’œuvre d’art aide à repenser la problématique environnementale. Éducation relative à l’environnement, v. 17, n. 2, 2022. DOI: https://doi.org/10.4000/ere.8822.

NEMET, M. Hommage à Élisapie, 2024. (Dessin numérique).

PILOTE, A. Les pratiques de régulation des enseignants en arts plastiques au secondaire face aux questions sensibles abordées par leurs élèves. Thèse présentée en vue de l’obtention du grade de philosophiæ doctor (Ph.D). En sciences de l’éducation, option didactique. 2021.

SCHLEMMER, Ross; CARPENTER, B.; HITCHCOCK, Erika. Socially Engaged Art Education: Practices, Processes, and Possibilities. Art Education, v. 70, p. 56-59, 2017. DOI: 10.1080/00043125.2017.1317564.

TOM, P. Un pays de silences. Montréal: Picbois Productions, 2013. (Film; 23 min).

TRUDEL, M. Conjuguer l’art au singulier ou au pluriel? Analyse des représentations d’étudiants en arts visuels et médiatiques au sujet de l’enseignement de leur discipline en contexte scolaire pluriculturel [Tese de doutorado inédita]. Montréal: Université Concordia, 2006.

TRUDEL, M.; DE OLIVEIRA, A.; MATHIEU, É. L’apport de l’art actuel au dialogue interculturel: Proposition d’une approche d’appréciation en classe d’arts plastiques. Éducation et francophonie, v. 46, n. 2, p. 109-124, 2018. DOI: https://doi.org/10.7202/1055564ar.

VIENS, M.-P. S’approprier la cour d’école: Un pas vers la guérison collective. Vie des arts, v. 66, n. 264, p. 14–15, 2021. DOI: https://doi.org/10.7202/104162ac.

VIENS, M.-P. Élèves en visite au studio de Daily Tous Les Jours à Montréal, 2023. (Photographie). Montréal.

VIENS, M.-P. « Let it grow »: Les rythmes d’Anachnid qui résonnent dans le cœur de jeunes artistes. Vie des arts, v. 69, n. 274, p. 12–13, 2024. DOI: https://doi.org/10.7202/104887ac.

Publicado

16-06-2025

Como Citar

VIENS, Marie-Pier. Desacelerar para sentir: a apreciação artística no coração do ensino das artes no ensino. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 1–19, 2025. DOI: 10.5965/25944630922025e6927. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/26927. Acesso em: 12 jul. 2025.