Ressignificação de espaços: ação no Rio dos Porcos com a turma 1702, Escola Municipal Tatiana Chagas Memória, Jardim Maravilha, Guaratiba/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630822024e5073

Palavras-chave:

ciências, meio ambiente, arte

Resumo

Este estudo visa promover a Educação Ambiental na Escola Municipal Tatiana Chagas Memória, localizada no distrito Jardim maravilha, Rio de janeiro, onde a turma 1702 foi envolvida. Trata-se de uma proposta transdisciplinar que integra as disciplinas de Artes e Ciências. Para analisar o território, fizemos uma caminhada com a turma da escola ao Rio dos Porcos. Implementamos ações com base nos princípios da “Carta de Terra”. Na metodologia, foram empregadas abordagens das Artes e Design, como “Design Thinking” e “Nuvem de Palavras”, visando tornar a pesquisa mais lúdica e interessante. Além disso, foram incorporadas as propostas de “Bem Viver “de Alberto Acosta (2016) em consonância com os princípios do Professor Paulo Freire em “Pedagogia da autonomia” (1996).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evânia de Paula Muniz, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Evânia de Paula Muniz. Experiência em Recreação, organização de eventos. Artista Plástica, Designer, Decoradora. Desde 2012 participo de diversos salões e exposições de artes. Desenvolvo trabalhos de Pinturas, Desenhos, Esculturas, xilogravuras, Cenários para eventos e festas.
Graduada em Licenciatura em Belas Artes pela UFRRJ em Junho de 2016. Mestre pela UNISUAM em Desenvolvimento Local, Doutoranda em Design, PUC Rio.

Carlos Eduardo Félix da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós doutor em Artes visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ, professor pesquisador em parceria com Instituto de Arte da UERJ e a Casa França Brasil. Coordena o LINDA - Laboratório Interdisciplinar em Natureza Design e Arte.

Referências

ACOSTA, Alberto. O bem viver. São Paulo: Autonomia Literária, Elefante, 2016.

ALVAREZ, M. G. L; SANTOS, W. J. d; COSTA, G. Nascimento, R. O. d. Jardim maravilha: cenário atual e perspectivas (2022). Disponível em: https://files.abrhidro.org.br/Eventos/Trabalhos/189/XIV-ENAU_IV-SRRU0066-1-20220719-164931.pdf. Acesso em: 21 jan. 2024.

COMITÊ gestor - Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao > Acesso em: 26 jan. 2024.

CONGRESSO 1992. A Carta da Terra. Disponível em: https://docs.ufpr.br/~dga.pcu/Carta%20da%20Terra.pdf. Acesso em: 26 jan. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa/ São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura).

GEERTZ, Clifford - Interpretação das culturas - 1973 - Editora Zahar/RJ

ODS/GT. Agenda 2030. Disponível em https://gtagenda2030.org.br/ods/. Acesso em: 19 jan. 2024.

RIO educa. Disponível em < https://www.rio.rj.gov.br/web/rioeduca/exibeconteudo/?id=13097901 > Acesso em: 26 jan. 2024.

WIKIMAPIA. Jardim Maravilha, disponível em < https://wikimapia.org/7225581/pt/Jardim-Maravilha> Acesso em: 26 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2024-06-11

Como Citar

DE PAULA MUNIZ, Evânia; FÉLIX DA COSTA, Carlos Eduardo. Ressignificação de espaços: ação no Rio dos Porcos com a turma 1702, Escola Municipal Tatiana Chagas Memória, Jardim Maravilha, Guaratiba/RJ. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 1–14, 2024. DOI: 10.5965/25944630822024e5073. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/25073. Acesso em: 21 nov. 2024.