O design de uma embalagem de tênis para a comunidade LGBTQIA+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630732023e3893

Palavras-chave:

design de embalagem, tênis, LGBTQIA

Resumo

O objetivo deste estudo é desenvolver uma embalagem de tênis que esteja alinhada com as necessidades de visibilidade e representatividade da comunidade LGBTQIA+. Como procedimento metodológico, foi escolhido o método proposto por Mestriner (2002), composto pelas etapas briefing, estudo de campo, estratégia de design, desenho e implantação do projeto. Foram utilizadas as ferramentas – formulário do briefing, formulário do estudo de campo e análise visual das categorias – e acrescentadas outras – pesquisa documental, entrevista, cartões de insight, brainstorm, painel semântico, protótipo bidimensional, protótipo tridimensional e mapa de feedback. O resultado deste artigo é um protótipo tridimensional de alta fidelidade de uma embalagem de tênis que transmite o conceito por meio da experiência de unboxing. Espera-se que este estudo possa servir de base para designers – acadêmicos e profissionais – em produções futuras. A motivação desta pesquisa deve-se à necessidade de abordar o assunto por e para pessoas da comunidade, na tentativa de diminuir o distanciamento do design com a população LGBTQIA+.

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Biografia do Autor

Daniel de Salles Canfield, Universidade Federal de Goiás

Professor de design gráfico da UFG.

Éria Cunha de Alencar, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em design gráfico da UFG.

Maria Cecilia Jacob da Cunha, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em design gráfico da UFG.

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Publicado

2023-09-13

Como Citar

DE SALLES CANFIELD, Daniel; CUNHA DE ALENCAR, Éria; JACOB DA CUNHA, Maria Cecilia. O design de uma embalagem de tênis para a comunidade LGBTQIA+. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 1–25, 2023. DOI: 10.5965/25944630732023e3893. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23893. Acesso em: 22 fev. 2024.