O design de uma embalagem de tênis para a comunidade LGBTQIA+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630732023e3893

Palavras-chave:

design de embalagem, tênis, LGBTQIA

Resumo

O objetivo deste estudo é desenvolver uma embalagem de tênis que esteja alinhada com as necessidades de visibilidade e representatividade da comunidade LGBTQIA+. Como procedimento metodológico, foi escolhido o método proposto por Mestriner (2002), composto pelas etapas briefing, estudo de campo, estratégia de design, desenho e implantação do projeto. Foram utilizadas as ferramentas – formulário do briefing, formulário do estudo de campo e análise visual das categorias – e acrescentadas outras – pesquisa documental, entrevista, cartões de insight, brainstorm, painel semântico, protótipo bidimensional, protótipo tridimensional e mapa de feedback. O resultado deste artigo é um protótipo tridimensional de alta fidelidade de uma embalagem de tênis que transmite o conceito por meio da experiência de unboxing. Espera-se que este estudo possa servir de base para designers – acadêmicos e profissionais – em produções futuras. A motivação desta pesquisa deve-se à necessidade de abordar o assunto por e para pessoas da comunidade, na tentativa de diminuir o distanciamento do design com a população LGBTQIA+.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel de Salles Canfield, Universidade Federal de Goiás

Professor de design gráfico da UFG.

Éria Cunha de Alencar, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em design gráfico da UFG.

Maria Cecilia Jacob da Cunha, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em design gráfico da UFG.

Referências

AMARAL, Adeline Viana Alves do. Marketing e consumo: a experiência da subcultura de consumo do público LGBT no mercado de João Pessoa. 2017.

BLAKEMORE, Erin. Revolta de Stonewall deu origem ao movimento atual pelos direitos LGBTQIAP+. 2021. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/cultura/2021/06/gay-lgbt-revolta-de-stonewall-movimento-atual-pelos-direitos-lgbtqia.> Acesso em: 14 jul. 2022.

CALVER, Giles. What is packaging design? Switzerland: Rotovision, 2004.

CAMPBELL, Kimberly Chrisman. Sneakers Have Always Been Political Shoes. 2016. Disponível em: <https://www.theatlantic.com/entertainment/archive/2016/12/sneakers-have-always-been-political-shoes/511628/.> Acesso em: 29 jul. 2022.

COUTINHO, Caio. Sigla LGBTQIA+ evoluiu junto ao movimento para gerar inclusão e incentivar o respeito. G1. Amapá, p. Indefinida. set. 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2020/09/22/sigla-lgbtqia-evoluiu-junto-ao-movimento-para-gerar-inclusao-e-incentivar-o-respeito.ghtml.> Acesso em: 15 jul. 2022.

DUPUIS, Steven; SILVA, John. Package design workbook: the art and science of successful packaging. Beverly: Rockport Publishers, 2011.

EXAME. Estudo da Nielsen revela consumo e presença de LGBTQIA+ na mídia. 2022. Disponível em: https://exame.com/esg/consumo-e-presenca-de-lgbtqia-na-midia-e-revelado-em-estudo-da-nielsen/ Acesso em: 05 set. 2022.

FRANÇA, Isadora Lins; FACCHINI, Regina. De cores e matizes: sujeitos, conexões e desafios no Movimento LGBT brasileiro. Sexualidad, Salud y Sociedad-Revista Latinamericana, n. 3, p. 54-81, 2009.

FREITAS, João Vithor Alves de. A Representação LGBTQIA+ Na Publicidade: uma análise da campanha “rainbow” (2019), da marca Doritos. 2021. Disponível em: <https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2804/1/TCC%20REPRESENTAÇÃO%20LGBTQIA%2b%20NA%20PUBLICIDADE%20-%20João%20Vithor.pdf.> Acesso em: 05 ago. 2022.

FRY, Peter; MACRAE, Edward. O que é homossexualidade. São Paulo: Brasiliense, 1983.

GALLUP. LGBT Identification in U.S. Ticks Up to 7.1%, 2022. Disponível em: <https://news.gallup.com/poll/389792/lgbt-identification-ticks-up.aspx.> Acesso em: 10 jun. 2022.

GLOBO. Parada LGBT de 2019 movimentou R$ 403 milhões em SP, diz prefeitura, 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/06/29/23a-parada-lgbt-movimentou-r-403-milhoes-em-sao-paulo-diz-prefeitura.ghtml Acesso em: 10 jul. 2022.

GURGEL, F. A. Administração da embalagem. 2ª ed. Rio de Janeiro: Senac, 2014.

IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde, 2022. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/33785-em-pesquisa-inedita-do-ibge-2-9-milhoes-de-adultos-se-declararam-homossexuais-ou-bissexuais-em-2019> Acesso em: 04 jun. 2022.

JULIO, Karina Balan. Embalagens: novo meio para levantar bandeiras, 2017. Disponível em: <https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2017/05/19/embalagens-novo-meio-para-levantar-bandeiras.html#.> Acesso em: 06 ago. 2022.

KLIMCHUK, Marianne; KRASOVEC, Sandra. Packaging Design: successful product branding from concept to shelf. 2. ed. New Jersey: Wiley, 2018.

KUMAR, Vijay. 101 design methods: A structured approach for driving innovation in your organization. Hoboken: John Wiley & Sons, 2013.

LGBT CAPITAL. Estimated LGBT Purchasing Power: LGBT-GDP, 2020. Disponível em: <http://www.lgbt-capital.com/docs/Estimated_LGBT-GDP_(table)_-_2020.pdf.> Acesso em: 04 jun. 2022.

LUCERO, Andrés et al. Augmenting Mood Boards: flexible and intuitive interaction in the context of the design studio. Flexible and Intuitive Interaction in the Context of the Design Studio. 2007. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/4292092_Augmenting_Mood_Boards_Flexible_and_Intuitive_Interaction_in_the_Context_of_the_Design_Studio.> Acesso em: 18 nov. 2022.

MESTRINER, Fábio. Design de embalagem: curso básico. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2002.

MICHAELIS. 2023. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/embalagem/> Acesso em: 02/07/2022

MORGAN, Stuart. The history of the humble shoe box: exploring the growth in demand for such packaging and considers how this simple container has proved its value, 2018. Disponível em: <https://www.satra.com/bulletin/article.php?id=2193.> Acesso em: 29 jul. 2022.

MOZDZENSKI, Leo. Outversing: a publicidade fora do armário. Curitiba: Appris Editora, 2020.

NEGRÃO, Celso; CAMARGO, Eleida. Design de embalagem: do marketing à produção. São Paulo: Novatec, 2008.

NIELSEN. A Hora Certa de Ativar o Shopper. 2018. Disponível em: <https://www.nielsen.com/wp-content/uploads/sites/3/2019/04/NielsenSeries-Shopper-2015.pdf.> Acesso em: 16 jun. 2022.

NUNAN, Adriana. Homossexualidade: do preconceito aos padrões de consumo. Rio de Janeiro: Caravansarai, 2015.

OKITA, Hiro. Homossexualidade da opressão à libertação. São Paulo: Sundermann, 2007.

ONU. Em dia da visibilidade, pessoas intersexo pedem políticas públicas inclusivas e humanizadas. 2021. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/155499-em-dia-da-visibilidade-pessoas-intersexo-pedem-pol%C3%ADticas-p%C3%BAblicas-inclusivas-e-humanizadas Acesso em: 28 set. 2022.

ORBE, Mark; BOYLORN, Robin. Critical Autoethnography: intersecting cultual identities in everyday life. 2. ed. New York: Routledge, 2020.

OUT LEADERSHIP. News. 2020. Disponível em: <https://outleadership.com/news/> Acesso em: 12 jun. 2022.

OUTNOW. Brazil LGBT2030 Report, 2017. Disponível em: <http://www.outnow.lgbt.> Acesso em: 14 jun. 2022.

RONCARELLI, Sarah; ELLICOTT, Candace. Design de embalagem: 100 fundamentos de projeto e aplicação. São Paulo: Editora Blucher, 2010.

SUTANTO, Shienny Megawati. “Clever Little Bag” Green PackagingInovation from Puma. Visual Communication Design, Indonésia, v. 1, n. 3, p. 1-10, abr. 2019.

TSCHIMMEL, Katja et al. D-Think Toolkit. Design Thinking applied to education and training, 2017.

TWEDE, Diana; GODDARD, Ron. Materiais para embalagens. 2. ed. São Paulo: Editora Blucher, 2010.

VIANNA, Maurício et al. Design Thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

Downloads

Publicado

2023-09-13

Como Citar

DE SALLES CANFIELD, Daniel; CUNHA DE ALENCAR, Éria; JACOB DA CUNHA, Maria Cecilia. O design de uma embalagem de tênis para a comunidade LGBTQIA+. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 1–25, 2023. DOI: 10.5965/25944630732023e3893. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23893. Acesso em: 2 nov. 2024.