Sinais de mudança na moda: uma pesquisa sobre as principais tendências, desafios e oportunidades para o setor nacional

Autores

  • Nathalia Coelho Oliveira Federal University of Rio de Janeiro image/svg+xml
  • Ana Carolina Machado Fernandes Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630722023e3558

Palavras-chave:

tendências, setor da moda, vetores de mudança

Resumo

No presente artigo, se propõe a apresentar as análises e insights obtidos no mapeamento das tendências emergentes para o setor de Moda nacional. O objetivo deste estudo é apontar as principais tendências no âmbito empresarial que já estão impactando o setor de vestuário, e prometem se consolidar nos próximos anos, antecipando temas importantes para os negócios e profissionais que desejam se manter relevantes no mercado. Identificamos e destacamos exemplos de empresas nacionais e internacionais que protagonizam essa mudança, propondo ações e estratégias inovadoras. Por meio das análises dos dados secundários e informações coletadas a partir de entrevistas com especialistas no setor, foi possível identificar movimentos, inovações tecnológicas, novas demandas de consumo entre outras questões fundamentais para os negócios e para competitividade do setor.

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Biografia do Autor

Nathalia Coelho Oliveira, Federal University of Rio de Janeiro

Pesquisadora do Lab de Tendências da Casa Firjan. É bacharel em Design com habilitação em Moda pelo Senai Cetiqt, pós-graduada em Marketing pela ESPM, Mestranda em Design pela UFRJ. Tem experiência profissional nas áreas de pesquisa de tendências, desenvolvimento de produto e atuação como consultora e facilitadora em workshops e cursos.

 

Ana Carolina Machado Fernandes, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Coordenadora do Lab de Tendências da Casa Firjan. Doutora e mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em pesquisa de comportamento e consumo. É professora de pós-graduação da Universidade Veiga de Almeida - UVA. Tem experiência em pesquisa de tendências em instituições como SENAI e SENAC. E atuou em empresas e projetos de moda no mercado nacional e internacional.

 

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Publicado

2023-06-05

Como Citar

OLIVEIRA, Nathalia Coelho; FERNANDES, Ana Carolina Machado. Sinais de mudança na moda: uma pesquisa sobre as principais tendências, desafios e oportunidades para o setor nacional . Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 1 – 17, 2023. DOI: 10.5965/25944630722023e3558. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23558. Acesso em: 13 nov. 2024.