Convocação para reflexão sobre educação de design de moda na era da pós-pandêmica: insights da Turquia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630612022e1432

Palavras-chave:

Educação em design de moda, Educação a distância na educação de design, Educação na pós-pandemia

Resumo

Neste estudo, os benefícios e desafios da educação à distância em design têxtil e de moda são examinados. O caso do estudo é o Departamento de Design Têxtil e de Moda da Faculdade de Arquitetura e Design da Universidade Técnica de Eskişehir, na Turquia. Os dados são coletados por meio de muitas reuniões de avaliação com acadêmicos, alunos e alta administração realizadas durante e após a pandemia, bem como experiências pessoais como gerente e membro do corpo docente, além de várias entrevistas não estruturadas com acadêmicos, alunos de graduação, administração e outros funcionários. As notas do encontro e da entrevista foram transcritas e analisadas por meio de análises descritivas. Como resultado, são fornecidos insights críticos de vários aspectos e uma análise SWOT das atividades de educação remota realizadas durante a pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Şakir Özüdoğru, Eskişehir Technical University

Doutor em Design de Comunicação e Administração na Anadolu Üniversitesi (2019); Mestrado, Design de Moda/Vestuário na Anadolu Üniversitesi (2008); Chefe de Departamento em Eskişehir Technical University; Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5451-1971; e-mail: sharcho@gmail.co

Referências

ALP, K. Ö. Uygulamalı sanatlar eğitiminde tasarım, yapı, işlev, estetik ve algo sorunu. Yüzüncü Yıl Üniversitesi, Eğitim Fakültesi Dergisi, v. 4, n. 1, p. 48-59, 2009. Available at https://dergipark.org.tr/en/download/article-file/146294 Accessed Dec 19. 2021. 21:50.

BOZKURT, A. Koronavirüs (Covid-19) pandemi süreci ve pandemi sonrası dünyada eğitime yönelik değerlendirmeler: Yeni normal ve yeni eğitim paradigması. Açıköğretim Uygulamaları ve Araştırmaları Dergisi, v. 6, n. 3, p. 112-142, 2020. Available at https://dergipark.org.tr/en/download/article-file/1215818 Accessed Dec 19. 2021. 22:00.

BOZKURT, Aras and others. A global outlook to the interruption of education due to COVID-19 pandemic: Navigating in a time of uncertainty and crisis. Asian Journal of Distance Education, v. 15, n. 1, p. 1-126, 2020. Available at http://www.asianjde.com/ojs/index.php/AsianJDE/article/view/462 Accessed Dec 19. 2021. 22:10.

ÇETİNKAYA, A. G. COVID-19 salgını sürecinde öğretmenler. Tedmem, April 2020. Available at https://tedmem. org/covid-19/covid-19-salgini-surecinde-ogretmenler Accessed Dec 19. 2021. 22:10.

DANIEL, S. J. Education and the COVID-19 pandemic. Prospects, v. 49, n. 1, p. 91-96, 2020. Available at https://doi.org/10.1007/s11125-020-09464-3 Accessed Dec 19. 2021. 22:10.

HAMUTOĞLU, N. B. A roadmap for the COVID-19 pandemic process to ensure quality of assurance active learning strategies in online learning environments: How to plan, implement, evaluate, and improve learning activities. In BOZKURT, Aras (Ed.). Examining emerging pedagogies for the future of education: Trauma-informed, care, and pandemic pedagogy. IGI Global, 2021. p. 101-126. Available at https://www.igi-global.com/chapter/a-road-map-for-the-covid-19-pandemic-process-to-ensure-quality-of-assurance-active-learning-strategies-in-online-learning-environments/276962 Accessed Dec 19. 2021. 22:10.

HUDGES, Charles and others. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, n. 27, p. 1-12, 2020. Available at https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning Accessed Dec 19. 2021. 22:30.

MERTON, R. K. The Matthew effect in science. Science, n. 159, p. 53-63, 1968. Available at https://ir.stonybrook.edu/xmlui/bitstream/handle/11401/8044/mertonscience1968.pdf?sequenc Accessed Dec 19. 2021. 22:30.

SARAÇ, M. Y. Press Release. Council of Higher Education. 2020. Available at https://basin.yok.gov.tr/KonusmaMetinleriBelgeleri/2020/04-yok-baskani-sarac-uzaktan-egitime-iliskin-basin-toplantisi.pdf Accessed Dec 19. 2021. 22:10.

UNESCO. Covid 19 impact on education. 2020. Available at https://en.unesco.org/covid19/educationresponse Accessed Dec 19. 2021. 22:10.

VAID, M. COVID-19 pushes fashion design schools into an increasingly digital future. Fashionista, March 23, 2020. Available at https://fashionista.com/2020/03/coronavirus-fashion-design-education Accessed Dec 19. 2021. 22:20.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronovirus disease (COVID-19) pandemic. Available at: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019 Accessed Dec 19. 2021. 21:50.

Publicado

2022-02-01

Como Citar

ÖZÜDOĞRU, Şakir. Convocação para reflexão sobre educação de design de moda na era da pós-pandêmica: insights da Turquia. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 1–15, 2022. DOI: 10.5965/25944630612022e1432. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/21432. Acesso em: 12 dez. 2024.