Quando a moda não é só moda: o lugar da moda na sociologia de Simmel

Autores

  • Carlos Alberto Barbosa Universidade ANhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630532021010

Palavras-chave:

Sociologia da Moda, Socialização, Georg Simmel

Resumo

A partir das referências ao ensaio A moda, de Georg Simmel (2020), feitas por alguns autores estudados nos bacharelados de moda no país, (CRANE, 2006; ERNER, 2005, LIPOVETSKY, 2009; SVENDSEN, 2010), este artigo discute que na teoria simmeliana o fenômeno da moda transcende os aspectos ligados ao mecanismo de imitação, conhecido por “teoria do gotejamento” (trickle-down theory). Nesse sentido, o artigo se detém em especial nas referências que Crane (2006) faz ao ensaio de Simmel, uma vez que a autora aponta que o estudo sobre a imitação teria sido a principal contribuição de Simmel para uma sociologia da moda, isolando assim o aspecto da imitação dos demais desenvolvimentos teóricos realizados por Simmel, em especial os fundamentos teóricos e metodológicos relacionados aos contextos de interação e das formas de socialização. Esse deslocamento do texto de Simmel acaba por sombrear parte dos elementos críticos que se desdobram sobre a moda na sua condição efêmera, própria de uma modernidade discutida pelo autor no século XIX.

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Publicado

2021-09-08

Como Citar

BARBOSA, Carlos Alberto. Quando a moda não é só moda: o lugar da moda na sociologia de Simmel. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 5, n. 3, p. 10–23, 2021. DOI: 10.5965/25944630532021010. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/19999. Acesso em: 22 dez. 2024.