Ensino da Arte: contribuições semióticas
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630512021156Palavras-chave:
Arte, Leitura de imagem, Ensino de Arte., Semiótica, EducaçãoResumo
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o ensino de arte, pautando-as no processo construção de materiais didáticos e paradidáticos que foram concebidos a partir da teoria semiótica de linha francesa – individualmente ou de modo coletivo pela autora. A partir da conjectura das duas disciplinas, arte e semiótica, foram estabelecidos parâmetros para a produção dos referidos materiais, sempre com o objetivo de propor um aprofundamento na compreensão da arte, por parte dos alunos, bem como ampliar o modo de aprender e ensinar arte, por parte dos professores. Assim, a leitura de imagem orientada pelo arcabouço teórico e metodológico da semiótica francesa, conforme será apresentada no artigo, foi o ponto de partida para a produção dos materiais discutidos neste trabalho: arte br, a coleção O leitor de imagens, Eco Arte, Todo passado dentro do presente e o Arte na Escola.
Downloads
Referências
BUORO, Anamelia Bueno. O olhar em construção: uma experiência no ensino e aprendizagem de arte na escola. São Paulo: Cortez, 2001.
BUORO, Anamelia Bueno. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino de arte. São Paulo: Educ/Cortez, 2003.
BUORO, A. B.; KOK, Elizabeth Porto; COSTA, Bia; ATIHÉ, Eliana Braga Aloia; FRANGE, Lucimar Bello Pereira; REBOUÇAS, Moema Martins. arte br. 1. ed. São Paulo: Instituto Arte na Escola,2003. v. 13. 8p.
BUORO, Anamelia Bueno; KOK, Beth; ATIHÉ, Eliana Aloia. O leitor de imagens. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.
BUORO, Anamelia Bueno. Todo o passado dentro do presente: pontos de vista de diferentes artistas e intelectuais sobre a trajetória da produção artística contemporânea desde a Revolução Industrial. São Paulo: Instituto Arte na Escola, 2003. n.p.
BUORO, Anamelia Bueno; ALY, Andrea; AMAR, Karen Greif. Coleção Arte na Escola. São Paulo: SM Didático, 2019. 5 vol.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CALVINO, Ítalo. Palomar. Trad. Ivo Barroso. São Paulo, Companhia das Letras, 1994.
GALEANO, Eduardo. “A função da arte /1”. In O livro dos abraços. Trad. Eric Nepomuceno. Porto Alegre: Editora L&M, 1997.
GREIMAS, Algirdas Julien. Da Imperfeição. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
LANDOWSKI, Eric; DORRA, Raul; OLIVEIRA, Ana Claudia de (Eds.). Semiótica, estesis, estética. São Paulo: Educ/Puebla: UAP, 1999.
LANDOWSKI, E. Modos de presença do visível. In OLIVEIRA, A.C. de (ORG.), Semiótica plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004, p.97-112.
OLIVEIRA, Ana Claudia de (Org.). Semiótica plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.
OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves de; LANDOWSKI, Eric (Eds.). Do inteligível ao sensível: em torno da obra de Algirdas Julien Greimas. São Paulo: Educ, 1995.
OLIVEIRA, Sandra Regina Ramalho e; OLIVEIRA, Ana Claudia de. Entrevista com Ana Claudia de Oliveira. Revista Palíndromo, Florianópolis, UDESC, v. 5, n. 10, pp. 178-197, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Anamelia Buoro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".