Da técnica ao ensino superior: um olhar para a formação em moda no sudeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630422020135Palavras-chave:
ensino superior , moda , currículoResumo
O ensino superior em Design de Moda tem início, no Brasil, por volta dos anos 1990, inicialmente oferecido pela iniciativa privada, em um momento de crescente urbanização, industrialização e demandas de setores do Mercado. A preocupação central deste artigo é refletir sobre a constituição, em nível superior, da formação em Moda no Brasil e evidenciar, através de análises que envolvem o olhar sobre as matrizes curriculares destes cursos, bem como aspectos históricos e sociais, as causas e os objetivos da transposição de uma formação tradicionalmente técnica para o ensino superior. Para essa análise realizou-se uma pesquisa em dados secundários sobre o fenômeno social da moda e as políticas de expansão do ensino superior brasileiro, assim como as matrizes curriculares de bacharelados e cursos tecnológicos em Moda, em instituições públicas e privadas do país.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. “Alta-costura e alta-cultura”. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BRAUDEL, Fernand. “O supérfluo e o costumeiro: o habitat, o vestuário e a moda”. Civilização material, economia e capitalismo, séculos XV-XVIII. v. 1. As Estruturas do Cotidiano: o Possível e o Impossível. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
CALANCA, Daniela. História social da moda. Trad. Renata Ambrósio. São Paulo: Editora SENAC, 2008.
DENIPOTI, Cláudio. “A cidade e as roupas: moda e vestuário em imagens fotográficas”. In: FUNARI, Pedro Paulo Abreu (Org.). Arqueologia histórica e cultura material. Campinas: Unicamp, IFCH, 1998.
DULCI, Luciana Crivellari. Moda e modas no vestuário: da teoria clássica ao pluralismo do tempo presente. Rev. Hist. (São Paulo), São Paulo , n. 178, a05817, 2019 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092019000100601&lng=en&nrm=iso>. Acesso 22/10/2019. Epub July 01, 2019. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.137649.
ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. 2 v. Rio de Janeiro: Zahar, 1990/1993.
FRANCO, Maria Estela Dal Pai. Expansão do ensino superior no Brasil e políticas públicas: desafios para a gestão. 3o Congresso Nacional do Fórum Português de Administração Educacional. Anais “O Governo das Escolas: Os novos Referenciais, as Práticas e a Formação”. Lisboa, Universidade de Lisboa, 12-14 de abril de 2007.
HEINZ, Peter. “La moda como fenómeno social”. Curso de Sociologia. Editorial Universitaria de Buenos Aires, 1965.
NACIF, Maria Cristina Volpi. O vestuário como princípio de leitura do mundo. XXIV Simpósio Nacional de História, 2007. Anais da Associação Nacional de História – ANPUH. Disponível em: http://snh2007.anpuh.org/resources/content/anais/Maria%20Cristina%20V%20Nacif.pdf. Acesso em 22/10/2019.
SAMPAIO, Heloisa. O setor privado de ensino superior no Brasil: continuidades e transformações. Revista Ensino Superior. Unicamp. 2011. Disponível em http://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/o-setor-privado-de-ensino-superior-no-brasil-continuidades-e-transformacoes. Acesso em 10/08/2013.
SANT’ANNA, Mara Rúbia. O ensino de história da moda no sul do país. Revista ENSINARMODE, Florianópolis, Vol. 2, N. 2, Junho-Setembro 2018, p. 170-199. DOI: http://dx.doi.org/10.5965/25944630222018170 | ISSN 2594-4630. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/Ensinarmode/article/viewFile/12379/8446. Acesso em 22/10/2019.
SOUZA, Gilda de Mello. O espírito das roupas: a moda no século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
VEBLEN, Thorstein. A Teoria da Classe Ociosa. Os Pensadores. Trad. Olívia Krähenbühl. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Luciana Crivellari Dulci
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".