Cultura de compartilhamento em processos avaliativos.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630222018009

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar de que maneira o modelo de apresentação dos trabalhos de conclusão dos cursos de Design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo converteu-se na mostra BA Creative Collectibles. Igualmente, apresenta seu impacto a longo prazo para os egressos de Design de Moda da instituição. Para tanto, o estudo de caso considera o conceito de economia de compartilhamento desenvolvido por Gansky (2011) e o entendimento de metadesign em sistemas complexos proposto por Alão (2015) como elementos de ressignificação simbólica de processos avaliativos. Assim, observa de que maneira o BA Creative Collectibles eliminou as bancas de defesa, compostas majoritariamente por docentes, em prol de um sistema de avaliação em formato de exposição interativa, que inclui como avaliadores acadêmicos, pesquisadores e profissionais do mercado brasileiro de design. Como resultado, os estudantes tiveram acesso a distintas oportunidades de colocação profissional e foi possível observar que a força e a diversidade do ecossistema da Economia Criativa dependem de uma educação ampla e balanceada. Essa proposta desenvolve um largo espectro de caminhos para a criatividade, com forte foco em uma vida cultural ativa, na sistematização de habilidades de comunicação e na pró-atividade e caráter empreendedor do estudante. Consequentemente, os parâmetros de excelência acadêmica garantem posicionamento e visibilidade no mercado tanto para os egressos quanto para a instituição de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Carolina Garcia, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Head de Design

Referências

ALÃO, Rui Sérgio Dias. Projeto e complexidade. Reflexões sobre um design colaborativo. Tese de Doutorado em Design e Arquitetura. FAUUSP, São Paulo, 2015.

ALSTYNE, G.; LOGAN, R.K. Designing for emergence and innovation: redesigning design. 2007. Disponível em: <http://www2.physics.utoronto.ca/~logan/VanAlstyneLoganFinal.doc>. Acesso em: 31 de março de 2018, 16:30.

ASSOCIAÇÃO Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, 2018. Perfil do setor. Disponível em <http://www.abit.org.br/cont/perfil-do-setor>. ABIT. Acesso em 29 de março de 2018, 12:00.

BOTSMAN, Rachel.; ROGERS, Roo. O que é Meu é Seu: Como o consumo colaborativo vai mudar o nosso mundo. Porto Alegre: Bookman, 2011.

CORNER, F., 2015. Schools Must Respond to the Needs of the Industry. Disponível em <https://www.businessoffashion.com/community/voices/discussions/how-should-fashion-schools-integrate-business-learning-into-a-creative-education/op-ed-schools-must-respond-to-the-needs-of-the-industry>. The Business of Fashion Education Report 2015. Acesso em 30 de março de 2018, 11:14.

DE WAAL, Martin. The city as interface. How new media are changing the city. Amsterdam: Naio10publishers, 2014.

FLORIDA, Richard. A Ascensão da Classe Criativa. Porto Alegre: L&PM Editores, 2011.

GANSKY, Lisa. Mesh: Por que o Futuro dos Negócios é Compartilhar. Rio de Janeiro: Atlas Books, 2011.

HUGHES, Philip. Diseño de exposiciones. Londres: Lawrence King Publishing, 2010.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009.

QS. World University Ranking by Subject, 2017. Disponível em <https://www.topuniversities.com/subject-rankings/2017>.Acesso em 11 de fevereiro de 2018, 18:30.

THALER, Richard.; SUSSTEIN, Cassie. Nudge - O Empurrão para a Escolha Certa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

WARWICK Report, 2015. Enriching Britain: Culture, Creativity and Growth. The 2015 Report by the Warwick Commission on the Future of Cultural Value. [pdf]. Warwick University. Disponível em <https://warwick.ac.uk/research/warwickcommission/futureculture/finalreport/warwick_commission_report_2015.pdf >.Acesso em 13 de fevereiro de 2018, 08:30.

Publicado

2018-06-01

Como Citar

GARCIA, Maria Carolina. Cultura de compartilhamento em processos avaliativos. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 009 – 028 | 029 , 2018. DOI: 10.5965/25944630222018009. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/12554. Acesso em: 11 dez. 2024.