Cultura de compartilhamento em processos avaliativos.
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630222018009Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar de que maneira o modelo de apresentação dos trabalhos de conclusão dos cursos de Design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo converteu-se na mostra BA Creative Collectibles. Igualmente, apresenta seu impacto a longo prazo para os egressos de Design de Moda da instituição. Para tanto, o estudo de caso considera o conceito de economia de compartilhamento desenvolvido por Gansky (2011) e o entendimento de metadesign em sistemas complexos proposto por Alão (2015) como elementos de ressignificação simbólica de processos avaliativos. Assim, observa de que maneira o BA Creative Collectibles eliminou as bancas de defesa, compostas majoritariamente por docentes, em prol de um sistema de avaliação em formato de exposição interativa, que inclui como avaliadores acadêmicos, pesquisadores e profissionais do mercado brasileiro de design. Como resultado, os estudantes tiveram acesso a distintas oportunidades de colocação profissional e foi possível observar que a força e a diversidade do ecossistema da Economia Criativa dependem de uma educação ampla e balanceada. Essa proposta desenvolve um largo espectro de caminhos para a criatividade, com forte foco em uma vida cultural ativa, na sistematização de habilidades de comunicação e na pró-atividade e caráter empreendedor do estudante. Consequentemente, os parâmetros de excelência acadêmica garantem posicionamento e visibilidade no mercado tanto para os egressos quanto para a instituição de ensino.
Downloads
Referências
ALÃO, Rui Sérgio Dias. Projeto e complexidade. Reflexões sobre um design colaborativo. Tese de Doutorado em Design e Arquitetura. FAUUSP, São Paulo, 2015.
ALSTYNE, G.; LOGAN, R.K. Designing for emergence and innovation: redesigning design. 2007. Disponível em: <http://www2.physics.utoronto.ca/~logan/VanAlstyneLoganFinal.doc>. Acesso em: 31 de março de 2018, 16:30.
ASSOCIAÇÃO Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, 2018. Perfil do setor. Disponível em <http://www.abit.org.br/cont/perfil-do-setor>. ABIT. Acesso em 29 de março de 2018, 12:00.
BOTSMAN, Rachel.; ROGERS, Roo. O que é Meu é Seu: Como o consumo colaborativo vai mudar o nosso mundo. Porto Alegre: Bookman, 2011.
CORNER, F., 2015. Schools Must Respond to the Needs of the Industry. Disponível em <https://www.businessoffashion.com/community/voices/discussions/how-should-fashion-schools-integrate-business-learning-into-a-creative-education/op-ed-schools-must-respond-to-the-needs-of-the-industry>. The Business of Fashion Education Report 2015. Acesso em 30 de março de 2018, 11:14.
DE WAAL, Martin. The city as interface. How new media are changing the city. Amsterdam: Naio10publishers, 2014.
FLORIDA, Richard. A Ascensão da Classe Criativa. Porto Alegre: L&PM Editores, 2011.
GANSKY, Lisa. Mesh: Por que o Futuro dos Negócios é Compartilhar. Rio de Janeiro: Atlas Books, 2011.
HUGHES, Philip. Diseño de exposiciones. Londres: Lawrence King Publishing, 2010.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009.
QS. World University Ranking by Subject, 2017. Disponível em <https://www.topuniversities.com/subject-rankings/2017>.Acesso em 11 de fevereiro de 2018, 18:30.
THALER, Richard.; SUSSTEIN, Cassie. Nudge - O Empurrão para a Escolha Certa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
WARWICK Report, 2015. Enriching Britain: Culture, Creativity and Growth. The 2015 Report by the Warwick Commission on the Future of Cultural Value. [pdf]. Warwick University. Disponível em <https://warwick.ac.uk/research/warwickcommission/futureculture/finalreport/warwick_commission_report_2015.pdf >.Acesso em 13 de fevereiro de 2018, 08:30.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".