O uso do vestuário infantil como elemento de estímulo para o desenvolvimento tátil de crianças com deficiência visual: o papel dos pais e educadores

Autores

  • Juliana Bononi Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Bauru
  • Cássia Letícia Carrara Domiciano Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Bauru

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630222018153

Resumo

O presente artigo traz um relato de pesquisa que faz parte da dissertação de mestrado desenvolvida entre 2014 e 2016, e apresenta uma investigação com o objetivo de descobrir como o estimulo tátil de crianças com deficiência visual está sendo trabalhando por meio do vestuário. Partimos de uma pesquisa de campo exploratória, descritiva e qualitativa, onde foi aplicado questionário com os Pais e com os Professores das crianças que estudam em associação para pessoas com deficiência visual de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo. Constatamos que os Pais abordados acreditam no potencial das roupas como estimuladoras da experiência tátil e da independência em vestir-se e despir-se dos filhos com deficiência, mas não priorizam a presença de elementos táteis, assim como as Educadoras inqueridas afirmaram que o vestuário pode ser pedagógico, mas que não exploram e nem auxiliam os Pais a utilizar esse recurso. Podemos concluir que os mesmos desperdiçam as potencialidades do vestuário como educativo, por esse motivo não estimulam as crianças. Portanto há necessidade de orientá-los sobre a capacidade das experiências e aprendizagens embutidas nos elementos desse objeto tão cotidiano.

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Biografia do Autor

Juliana Bononi, Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Bauru

Mestre em Design de Produto. Docente na Graduação em Moda do Centro Universitário Moura Lacerda e da Universidade de Franca - Membro do NDE e do NIEPED (Núcleo Itinerário de Estudos e Pesquisa em Educação e Diversidade) do C.U. Moura Lacerda.

Cássia Letícia Carrara Domiciano, Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Bauru

Doutora em Estudos da Criança - Comunicação Visual e Expressão Plástica - pela Universidade do Minho, Portugal. Possui mestrado em Desenho Industrial pelo Projeto Arte e Sociedade, (1998) e graduação em Desenho Industrial, habilitação em Programação Visual (1993), ambos pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professora efetiva da UNESP, campus de Bauru, ministrando aulas para o curso de Design desde 1995.

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Publicado

2018-06-01

Como Citar

BONONI, Juliana; DOMICIANO, Cássia Letícia Carrara. O uso do vestuário infantil como elemento de estímulo para o desenvolvimento tátil de crianças com deficiência visual: o papel dos pais e educadores. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 153–169, 2018. DOI: 10.5965/25944630222018153. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/12467. Acesso em: 22 dez. 2024.