Graduação e Pós-Graduação em Design na Paraíba: breve relato sobre os fatores de criação dos cursos de bacharelado e mestrado em Design na UFCG

Autores

  • Wellington Gomes de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630112017065

Palavras-chave:

desing na Paraíba , pós-graduação em desing , história do ensino em desing

Resumo

Este artigo apresenta breve relato dos fatores que possibilitaram a criação do Curso de Design e do Programa de Pós-Graduação em Design na Universidade Federal de Campina Grande. Inicialmente caracterizado como eminentemente voltado para o Design de produtos e localizado em um Centro de Ciências e Tecnologia, o Curso de Design evoluiu para uma abordagem multidisciplinar e generalista, com possibilidade de desenvolvimento de produtos em diversas áreas. A formação do corpo docente é em Design, favorecendo o foco na área resultando na reconhecida excepcional qualidade dos egressos. No ano de 2018, o Curso de Design fará quarenta anos, sendo um dos mais antigos do Brasil. O Programa de Pós-Graduação em Design emergiu em um contexto também de multidisciplinaridade, e é formado por professores de diversas áreas, como Design, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Arquitetura, Educação, e Sistemas e Computação. Atualmente, o PPGDesign/UFCG oferece o Curso de Mestrado em Design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Gomes de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande

Possui PhD em Design pela Universidade de Staffordshire, Inglaterra (2007); Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998); e Graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atualmente é professor adjunto no Curso de Desenho Industrial da Universidade Federal de Campina Grande. Fez cursos complementares e participou de workshops no Brasil, Inglaterra, Dinamarca e Holanda. Participou e apresentou trabalhos em diversos congressos e seminários na área do design e semiótica no Brasil, Inglaterra, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Portugal e Estados Unidos. Atua profissionalmente na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, tendo também atuado em instituições no Paraná, Pernambuco, Amazonas e no Pará nas áreas de Design de Produto e Design Gráfico. Tem experiência de ensino em cursos de graduação e pós-graduação em design. Participou de exposições de arte e design na Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Foi premiado em salões de arte na Paraíba e em São Paulo. Entre 2008 e 2010 foi coordenador do Curso de Graduação em Desenho Industrial da Universidade Federal de Campina Grande, quando coordenou o Projeto Pedagógico do Curso de Design. Desde 2006 é revisor de artigos para a Design Research Society. Desde 2012 faz parte do corpo editorial científico da revista científica UNOPAR, e é assessor científico da Fapesp/SP. Em 2012 teve projeto PIBIC premiado na Semana de Iniciação Científica da UFCG, na área de Engenharias e Ciências Exatas. Em 2013 criou o Programa de Pós-Graduação em Design da UFCG, do qual é Coordenador desde 2014. Atualmente vem desenvolvendo pesquisa e extensão nos seguintes temas: design, interação significante, semântica do produto, design e emoção, embalagem e comunicação em design, metodologia da pesquisa em design e artes visuais. 

Referências

BONSIEPE, Gui et al. Metodologia Experimental: Desenho Industrial. Brasília: CNPq, 1984.

CARDOSO, Rafael. Design para um mondo complexo. São Paulo: Ubu, 2016.

COUTO, Rita M. S.; FARBIARTZ, J. L.; NOVAES, Luiza (Org.) Gustavo Bomfim: uma coletânea. Rio de Janeiro: Rio Books, 2014.

COUTO, Rita M. S.; OLIVEIRA, Alfredo J. (Org.) Formas do Design. Rio de Janeiro: 2AB, 1999.

CNPQ. Centro de Memória. Disponível em: http://centrodememoria.cnpq.br/lynaldo-cavalcanti.html. Acesso em: 08 out. 2017.

IGC - Índice geral de cursos avaliados da instituição. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/indice-geral-de-cursos-igc- Acesso em: 05 set. 2017, 16:00.

JORDAN, P. W. Designing Pleasurable Products, London: Taylor & Francis, 2000.

KRIPPENDORFF, K. The Semantic Turn, Boca Raton: Taylor & Francis, 2006.

LEON, Ethel. Canasvieiras: Um Laboratório para o Design Brasileiro. Florianópolis: UDESC, 2014.

MEDEIROS, Wellington G. Meaningful Interaction. A Proposition for the Identification of Semantic, Pragmatic and Emotional Dimensions of Interaction with Products. Tese defendida e publicada em 2007. Staffordshire University, Reino Unido.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2000.

NORMAN, D. A. Emotional Design, New York: Basic Books, 2004.

PPC DESIGN/UFCG. Projeto Pedagógico do Curso de Design da UFCG. Campina Grande: UAD/UFCG, 2010. CD-ROM.

PPGDESIGN/UFCG. Projeto para o Programa de Pós-Graduação em Design. Campina Grande/UAD/UFCG, 2013. CD-ROM.

Publicado

2017-10-01

Como Citar

MEDEIROS, Wellington Gomes de. Graduação e Pós-Graduação em Design na Paraíba: breve relato sobre os fatores de criação dos cursos de bacharelado e mestrado em Design na UFCG. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 065–082, 2017. DOI: 10.5965/25944630112017065. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/10430. Acesso em: 15 abr. 2024.